quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As facetas do ORGULHO.


Somos realmente isso: gatinhos que se veem como leões, ao se olharem para o espelho do personalismo.Todos somos orgulhosos, em maior ou menor grau. O orgulho, por si só, não é mau. Ele vem com o estado de satisfação conosco mesmo. O mau do orgulho reside na extrapolação do ego, quando enxergamos a nós mesmos com uma lente de aumento embaçada. E, ainda assim, não seria tão mau, se os seus efeitos nocivos ficassem restritos a nós mesmos, mas como isso é impossível, o Orgulho exarcebado, mal direcionado, é o principal fator desencadeante para as inúmeráveis mazelas que ocorrem no nosso mundo interno e externo.

De acordo com o livro "Mereça Ser FEliz", de Ermance Dufaux, as várias facetas do orgulho estão distribuidas nas seguintes máscaras:

"Suas manifestações são tão variáveis e de difícil catalogação, em algumas personalidades, que analisaremos apenas algumas legendas a fim de ampliar nossas anotações nesse estudo, destacando seus respectivos roteiros reeducativos:
MELINDRE  é o orgulho na mágoa. Cultivemos a coragem de ser criticados.
PRETENÇÃO é o orgulho nas aspirações. Aprendamos a contentar com a alegria de trabalhar, sem expectativas pessoais.

PRESUNÇÃO é o orgulho no saber. Tomrmos por divisa que toda opinião deve ser escutada com o desejo de aprender.

PRECONCEITO é o orgulho nas concepções. Habituemos a manter análises imparciais e flexíveis.

INDIFERENÇA é o orgulho na sensibilidade. Adotemos a aceitação e respeito em todas as ocasiões de êxitos e insucessos alheios.

DESPREZO é o orgulho no entendimento. Acostumemos a pensar que para Deus tudo tem valor, mesmo que por agora não o compreendamos.

PERSONALISMO é o orgulho no que se imagina ser. Procuremos conhecer a nós mesmos e ter coragem para aceitarmo-nos tais quais somos, fazendo o melhor que pudermos na melhoria pessoal.

INVEJA é o orgulho perante as vitórias alheias. Admitamos que temos esse sentimento e o enfrentemos com dignidade e humildade.

A FALSA MODÉSTIA é o orgulho na "humildade artificial". Esforcemos pela simplicidade que vem da alma sem querer impressionar.

PREPOTÊNCIA é o orgulho de poder. Aprendamos o poder interior conosco mesmo transformando a prepotência em autoridade.

DISSIMULAÇÃO é o orgulho nas aparências. Esforcemos por ser quem somos, sem receios, amando-nos como somos.

Mereça ser feliz - psicografia de Wanderley Soares de Oliveira, pelo espírito Ermance Dufaux. Editora Dufaux, 2007.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ovóides - Degeneração da forma humana

Essas coisinhas têm me chamado a atenção há alguns anos (sabe-se lá se já não me tornei um, algum dia nesse infinito eterno da vida). E agora, com essas novas leituras, amealhei mais informações a respeito. E sabe aquela história de que basta você tomar conhecimento de algo e, de repente, a todo instante assuntos semelhantes lhe chegam às mãos? Ou é porque nunca tínhamos notado antes por falta de conhecimento mesmo ou porque chegou a hora de saber mais sobre eles.

Nas obras psicografadas de Robson Pinheiro esse assunto é abordado com mais profundidade, inclusive mostrando as etapas anteriores desse processo de retrocesso da forma perispiritual. No livro Legião fala-se das formas antecessoras, como a dos "fura-terra" e "terrículas". Mas não apenas neste livro o tema é abordado, mas em vários outros, tanto que o termo e o fenômeno é reconhecido pelo Movimento Espírita. Utilizando-se algumas vezes de outros nomes ou mesmo não nomeando, o estado de ovoidização de um Espírito é mencionado em algumas obras de André Luiz e Ermance Dufaux (Como desses dois autores eu tenho certeza da menção, peço a você, se tem informações de outras obras, para se manifestar e aqui publicar, por gentileza).

Na obra de Ermance Dufaux, "Mereça Ser Feliz", o Dr. Inácio fala sobre uma enfermaria restrita, a tal Ala dos Hebetados. Lembro que quando li esse livro, em 2007, quando cheguei a essa parte, a revelação para mim foi tão chocante que parei de ler no mesmo instante, voltando ao livro alguns dias depois. Os internos nesta Ala dos Hebetados são Espíritos em estado de hibernação, que não reencarnam há mais de 10 mil anos... seriam eles ovóides? Ou uma etapa posterior, depois do socorro?

No livro "Lírios de Esperança", os ovóides são abordados de forma muito mais direta, pois dois dos personagens do livro, Marcondes e Eulália, tiveram Espíritos-ovóides extraídos por meio de cirúrgia de seus corpos espirituais. Nesse livro, fala-se do setor destinado à recuperação desses seres, no Hospital Esperança.
 
Na nova literatura espiritualista, a licantropia é mostrada os espíritos em estados degenerativos das formas perispirituais, isso é: espíritos em processos, ou obsessivos ou mesmo interiores, de conflitos e culpas, entra num processo de tentativa de retrocesso consciencial (o que é impossível, pois o espírito não regride), ocorrendo a degeneração da forma do corpo espiritual (perispírito). O estágio da licantropia é quando o espírito pensa que está voltando ao confortável reino animal, em que não havia a consciência despertada. A mente permacesse da mesma forma, mas o corpo se transmuta para a de um zoomórfico, descendo de mamífero para réptil até atingir o fundo do poço, quando perde totalmente a forma humana e sua consciência se fecha num ovo, o que chamam de ovóides.

Neste link, dá-se uma ideia do que é um ovóide:
http://www.guia.heu.nom.br/ovoides.htm

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Robson Pinheiro - Comunidade do Orkut

 
No orkut há a comunidade "Robson Pinheiro", com o objetivo de discutir as obras por ele escritas e psicografadas. Aquilo que eu gostaria de alinhar e discutir aqui no Blog estão lá nos vários tópicos, inclusive com indicações de outros sites e blogs. Vale a penas conferir =]

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Livros que devemos estudar...

Digo 'NÓS', porque sou eu e mais quem estiver comigo, rs.
Vamos listar aqui os livros que precisam ser lidos/relidos e dissecados em suas minúncias.

Série André Luiz - Todos editados pela FEB:

  • Nosso Lar
  • Os Mensageiros
  • Missionários da Luz
  • Obreiros da Vida Eterna
  • No Mundo Maior
  • Nos Domínios da Mediunidade
  • Entre A Terra E O Céu
  • Libertação
  • Ação e Reação
  • E A Vida Continua
  • Sexo e Destino
  • Desobssessão

Para ler o resumo de cada obra, acesse: http://www.institutoandreluiz.org/nossolar.html

Série de Angelo Inácio, editado pela Casa dos Espíritos:

  • Tambores de Angola
  • Aruanda
  • Trilogia O Reino das Sombras - Legião
  • Trilogia O Reino das Sombras - Senhores da Escuridão
  • Trilogia O Reino das Sombras - A Marca da Besta

Série Harmonia Interior, de Ermance Dufaux, editado pela Editora Dufaux:
  • Reforma Íntima Sem Martírio
  • Mereça Ser Feliz
  • Escutando Sentimentos
  • Laços de Afeto
 Série Atitudes de Amor, por Ermance Dufaux, Cícero Pereira, Maria Modesto Cravo, Editora Dufaux:
  • Unidos Pelo Amor
  • Seara Bendita
  • Quem Sabe Pode Muito. Quem Ama Pode Mais
  • Lírios de Esperança
Maria Modesto Cravo, Editora Dufaux:
  • Os Dragões

Livros do médium Carlos Baccelli, várias editoras:

Temos aqui um bom arsenal, só para começar. Não podendo faltar as obras básicas de Allan Kardec, restando a nós o bom senso e a boa capacidade de interpretação, sabendo que um mesmo objeto pode ter vários nomes.

Se não quiser comprar os livros básicos, que são bem baratos, por volta de 10 e 12 reais cada um, você pode fazer o download aqui neste link: http://www.autoresespiritasclassicos.com/ e ainda ler o resumo de cada uma das obras.