sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ONG Reiki Com Você - Oásis de Meditação Olhar de Maria - RJ

Em Outubro nosso Oásis de Meditação está inspirado no olhar de Maria, em sua serenidade e aceitação.

Será um enorme prazer receber você, sua família e seus amigos para juntos desfrutarmos desse momento maravilhoso.

Venha meditar conosco!

Lembre de vir com uma roupa confortável.

Nosso gostoso lanche pós meditação será na nossa nova cantina, a Veg-On, que estará em pleno funcionamento e nos aguardando com deliciosas e saudáveis opções no cardápio.

CURSO SOBRE MEDIUNIDADE E EXERCÍCIO MEDIÚNICO

Estudo da mediunidade. O que é mediunidade? Trata-se de evento sobrenatural? Como se processa? Quais as formas de mediunidade? Diferença entre mediunidade e mediunismo. Relação Chácras e mediunidade. Mediunidade na Umbanda. Ectoplasmia. O que é incorporação? Inconsciência, Semi Consciência e Consciência na Mediunidade. Animismo e Mistificação na mediunidade. Psico Somatismo. Quem são os Espíritos Comunicantes? Mediunidade com Jesus.

– Instrutor: Pai Valdo

– Matrículas na Secretaria do Templo.

Apostila e Diploma de Frequência. Valor R$ 30,00.

Com 05 aulas de 01 hora e trinta minutos semanais, quintas feiras, às 20:30h.

Início: dia 06 de outubro.
TEMPLO ESPIRITUALISTA DO CRUZEIRO DA LUZ

CASA DA MÃE SANTÍSSIMA

RUA GRAJAÚ, 33  GRAJAÚ  RIO DE JANEIRO/RJ

www.cruzeirodaluz.net - cruzeirodaluz@terra.com.br

Dia de Xangô, no sincretismo com São Jerônimo - 30 de Setembro.

Dizem que Xangô mora lá na pedreira / Mas não é lá a sua morada verdadeira

Xangô é sincretizado com São Jerônimo, São Pedro, São João Batista, cujo poder se manifesta na pedreira, é o Senhor da justiça. Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os pune quando as cometem, bem como a estrela de 6 pontas cujo símbolo é em si o poder equilibrador do universo.

Quando Deus criou os Estados exteriores da criação, o primeiro foi o vazio (Exu), o segundo estado foi o espaço em si mesmo (Oxalá) e o terceiro Estado da criação exterior foi o equilíbrio de tudo e de todos (Xangô). Como em Olorum, não se pode dizer quem foi o primeiro a ser exteriorizado, os umbandistas preferem amá-los e ponto final.

Tudo trata-se de ângulos de visões religiosas, pois o poder de Olorum que equilibra todo o universo que faz par com o estado purificador (Kali-yê), é chamado de Xangô na religião umbandista, ou seja, na Umbanda não se adora como um deus com características humanas, mas sim como o poder equilibrador de Olorum manifestado em seu exterior.

    * Cor: marrom e vermelho
    * Saudação: Kao-kabecile

Segue abaixo indicações de livros que abordam os Orixás na Umbanda como os poderes exteriorizados de Olorum e não como deuses cruéis e sanguinários e as vezes bondosos com quem lhes servem corretamente. Tais livros ensinam como cultuá-los amando-os e sabendo que os poderes de Olorum estão a disposição de toda a humanidade necessitada de luz, pois manifestam-se verticalmente e horizontalmente nos três lados da criação (Lado Divino, Lado Natural e Lado espiritual).

Fonte: Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Xangô_na_Umbanda
Veja sobre São Jerônimo - http://pt.wikipedia.org/wiki/Jerônimo_de_Str%C3%ADdon
Xangô é o Orixá que rege o fogo elétrico, o trovão, os raios, muito semelhante a Javé, Zeus, Odin e Tupã. Pode, através da sua justiça, mover favoravelmente ventos, raios, trovões para nos defender e para ganharmos causas que nos conduzam ao crescimento espiritual. A sua Justiça é a Justiça Divina, é como a rocha: dura, justa, uma das razões que gerou o simbolismo de Xangô com as pedreiras. XANGÔ é o fogo latente na pedra, e ao mesmo tempo, a própria pedra em que se buscam os seus atributos que são: rigidez, implacabilidade e estabilidade, mas eivadas da misericórdia equilibrante de Deus.

Isto equivale a dizer que não cede nem à flexão e nem à pressão, julga de forma misericordiosa e firme, sem precipitação, estabelecendo a ordem tranqüilizadora. Portanto esta vibração nos adverte que sua presença – a JUSTIÇA – é necessária para que haja a verdadeira estabilidade e fortalecimento na alma, individual e universal.

Dono das leis e das escritas, padroeiro dos intelectuais que espalham a Justiça e a equanimidade, Xangô é o Orixá do discernimento, equilíbrio e justiça, que devria gerar o poder da política. É a ele que recorremos, usufruindo da magia de suas vibrações fluídicas, para resolver problemas com papéis, documentos e estudos. Devemos pensar duas vezes antes de batermos a mão, a cabeça e clamarmos por justiça, pois se a nossa demanda for justa ele nos amparará e se não for, aos rigores de sua lei, seremos chamados e o seu raio de correção virá para cima de nós mesmos. Então quando nos sentirmos injustiçados, devemos pedir que Xangô nos esclareça e se estivermos certos, então que ele esclareça a outra parte, e se esta não ouvir, então não precisamos nem pedir, que a lei de ação e reação é automática e se cumprirá a justiça de Xangô em nossas vidas.

Xangô é o Senhor das Almas, cujo atributo é a sabedoria a fim de exercer a Justiça Divina, aferindo em sua balança todas as almas. Através da manipulação do elemento fogo, em sua propriedade elétrica, Xangô, mais do que fazer cumprir a lei cármica para todos os seres viventes, ilumina o caminho a ser seguido, bem como ajuda a libertar dos grilhões milenares dos enganos que escravizam a consciência.

É sobre esta linha de força espiritual que se agrupam todos os espíritos que coordenam a lei de causa e efeito, decorrente da lei cármica como alicerce do mundo, e se manifestam na forma de caboclos, pretos velhos, boiadeiros, entre outros.

O significado do seu nome está na formação da palavra:

XA = Senhor, Dirigente;

ANGÔ = AG + NO = Fogo Oculto

GÔ = Raio, Alma

Portanto, XANGÔ, equivale a SENHOR DO FOGO OCULTO

Saudação: Kawó Kabiyécilé ou Caô Cabiecilê que significa “Venham ver o Rei Descer Sobre a Terra!”

Símbolo: Os machados de duplo corte, que significa a alma em busca de equilíbrio e é também o símbolo da imparcialidade; A balança que significa a justiça de Oxalá; A estrela de seis pontas, associada com a sabedoria de Sa­lomão e representando o equilíbrio entre o céu e a terra, a água e o fogo, o ho­mem e a mulher, ou seja, representa o equilíbrio universal.

Cor: marrom.

Instrumento: Oxé, machado de duas laminas, Xerém, espécie de chocalho que traz em suas mãos representando o despertar dos raios e dos trovões.

Pedra: Pedra do Sol

Fonte: Flecha de Luz - cruzeirodaluz@terra.com.br

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Fim do Espiritismo

Se os espíritas compreendessem que Espiritismo não é religião, nem foi criado para tal, não existiria nem essa CNBB espírita chamada FEB.

Os antagonistas da Doutrina são os pseudo-espíritas que estão dentro dos Centros, não os médiuns charlatães que cobram por seus trabalhos, pois esses pelas atitudes já se mostram.

Os antagonistas são os pseudoespíritas da FEB. Que se imiscuem nas casas, transformando a doutrina sumariamente filosofica, em religião. São espiritólicos, e espirigélicos. Gente que traz as religiões cristãs e todos os seus vícios para o espiritismo, falando em nome dele, repetindo o igrejismo das religiões.

Isso sim é uma chaga cancerosa na doutrina, que a cada dia é mais violada, por palestrantes e novos autores que nunca leram um Herculano Pires na vida. Que nunca chegaram perto das demais obras de Kardec, muitos nem sequer sabem algo sobre ou possuem mediunidade. Que fazem cursinhos na FEB e falam em nome da Doutrina as mais profundas asneiras.

Que pararam de estudar os fenômenos, deixando a cargo de outros pesquisadores, cientistas de verdade, que estudam a paranormalidade e os fenômenos mediúnicos e "não são espíritas". Que só prestam para fazer sermões em nome do Evangelho e abrir um bocão para alardear a caridade. Para isso existem Igrejas.

Que quando alguém tenta estudar cientificamente os fenômenos, já vem inventando misticismos e banalizando as coisas, como o caso da física quântica, que agora os espíritas dizem ser Ph.D. Ou então da Apometria do Dr.Lacerda que alguém psicografou depois, como Ramatís, com a fantasia de ser criada por espíritos antiquíssimos do planeta "tal", desmerecendo toda a cientificidade e o trabalho sério do autor. Ou então negando, assumindo uma postura de ortodoxia. Como se alguma vez Kardec tivesse falado em ortodoxia...

Um Espiritismo sem espíritos, sem médiuns e sem pesquisadores. Evangelização ao invés de aprendizado, de pesquisa. Isso é o que esses antagonistas, já citados por Kardec, por Herculano e por Chico Xavier fazem. A FEB é a obra master deles. As ovelhas espíritas estão aí, endeusando espíritos e médiuns, dizendo que o Espiritismo vem de Jesus e da Bíblia, e pasme! Do Catolicismo!!!! Alguns poucos que discordam seguem o rumo nefasto das pseudociências, fazendo uma mistura misticóide de fatos e fantasias. Desmerecendo ainda mais trabalhos sérios, de gente que realmente pesquisa e segue o caminho da ciência.

Desculpa o desabafo, mas esta é a realidade.

Os antagonistas são esses, e são, infelizmente a maioria...

Samara Morgan

Fonte: http://mediunidadelivre.spaceblog.com.br/190918/O-Fim-do-Espiritismo/ 

Leia também: http://dialogandoeaprendendo.blogspot.com/2010/11/o-espiritismo-e-ciencia-se-complementam.html

Você se considera uma vítima?

Conheça fatores que levam a esse comportamento e dicas para evitá-lo.
Comportar-se como uma vítima é ter menor vitalidade, capacidade de reagir e de mudar a própria vida. Isto tem um preço, na forma de possibilidade de tempo perdido, mais chance de escolhas equivocadas e de desenvolver doenças.
Mas como reconhecer se você ou alguém próximo tem comportamento de vítima? Este artigo pretende desvendar o perfil da vítima e os fatores que contribuem para este problema.

"A vida não deu certo para mim"

Zilda tem sessenta anos e mora sozinha. Nos áureos tempos, assessorou chefes poderosos. Era competente no que fazia e tinha muitos amigos. Casou-se com um homem sem estudos e ajudou-o a se formar e a crescer na vida. Separaram-se há muitos anos.
Depois que se aposentou, ela relatou que os amigos se afastaram. Segundo ela, a maioria das pessoas é interesseira, e, por isto, não lhe sobraram amigos, razão pela qual não acredita mais nas pessoas. O último foi um homem para quem ela pagava o almoço. Algumas vezes, ele vinha acompanhado do irmão, que também ganhava de Zilda uma refeição grátis. Ambos tinham recursos.
Zilda teve uma infância difícil, na qual sofreu, precocemente, abuso sexual. Sente muita saudade da mãe, única pessoa que acredita que a amou verdadeiramente e com quem teve um laço forte. A mãe foi uma mulher sofrida, muito infeliz no amor e, assim como ela, Zilda também não sentia afeto pelo pai.
Atualmente, Zilda depende da empregada, que muitas vezes lhe dispensa um tratamento rude. Faz uso de medicamentos psiquiátricos, que mexem bastante com a sua concentração, e diz ter uma saúde delicada, com uma série de problemas. É fã da Astrologia há muitos anos. Conta ter tido dois professores de longo prazo de temperamento difícil, de quem não gostou e com quem não conseguiu aprender muita coisa. Continua a ter como meta aprender Astrologia, o que parece ser uma questão de orgulho. Por sentir uma solidão insuportável, marcou uma consulta astrológica.
Passemos ao caso de Berta, na faixa dos quarenta anos, tendo recebido uma herança tardia de seu pai assassinado. Foi a grande chance da sua vida. Investiu, primeiramente, na compra de um terreno para fazer um estacionamento. Descobriu, porém, embaraços legais, que impediram a continuidade do negócio. Colocou seu dinheiro, então, em uma universidade de ensino à distância, que tinha por intermediário um professor que admirava. Não tardou para saber que era um negócio fantasma. A tal universidade nunca saiu do papel. Mais perdas.
Mas Berta era persistente e correu atrás de um terceiro empreendimento: uma loja de roupas para noivas. Contratou uma ex-lojista do mesmo ramo. Não demorou muito e a nova empregada de confiança passou a perna na patroa, desviando os clientes e voltando a ter seu próprio negócio. Fim de linha para Berta, que não tem mais dinheiro, apenas um vasto estoque de roupas de noiva, para o qual, devido a tantos revezes, está sem ânimo de procurar compradores. Com o dinheiro quase acabando, Berta não consegue sair de casa. Procurou auxílio na Astrologia. Perguntou: será que haveria alguma chance para ela? E o amor, como estaria? Ela mantém um relacionamento complicado com um homem que aparece de vez em quando e que não sabe da sua situação financeira. Os filhos também estão afastados. Há pouco tempo, ela entrou em um site de uma suposta vidente que prometia ganhos na loteria. Fez um depósito e não recebeu os milagrosos números de volta. Enviou um e-mail revoltado à astróloga comentando a falsa promessa.
Ambos os casos são reais, apenas os nomes foram trocados. Tanto Zilda quanto Berta são o que podem ser chamadas de vítima, pessoa que chegou a uma situação crítica - solidão e doenças numerosas no caso de Zilda e graves problemas financeiros no caso de Berta - , mas está em um estado de inércia ou paralisia. É como se ela estivesse perguntando "o que aconteceu", mas, de verdade, não quisesse saber e nem se responsabilizar para mudar isto.

Você sabe como reconhecer uma vítima? Conheça alguns sintomas.

Que elementos caracterizam uma vítima? As vítimas clássicas, por assim, dizer, vão ter mais de um dos que estão descritos abaixo.
  • Inércia e estagnação
Esta é, de longe, a principal característica da vítima. Berta precisa vender as roupas de noiva para sobreviver, mas não faz isto. Tampouco procura um emprego. Reage mal, também, à sugestão de terapia, na qual não vê mérito. Zilda sente as dores da uma vida solitária, mas alega que a maior parte das pessoas é interesseira. Sofre muito por solidão, mas não faz absolutamente nada para mudar isto.
  • Problemas crônicos, de longo tempo, com um quadro de piora progressivo
As vítimas cultivam os mesmos problemas por um longo tempo. Dão vinte chances a um namorado que não vale nada, por exemplo. Zilda não ficou sozinha e doente da noite para o dia. Passou anos fazendo cursos de Astrologia que não gostou com professores com quem não se afinava. Só uma vítima faz isto. Berta desperdiçou sua herança em três incríveis maus negócios. Os problemas estavam se acumulando no caso das duas.
  • Tendência a manter relacionamentos ruins, sobretudo com algum grau de dependência
Zilda está totalmente só, com exceção da empregada que a maltrata. Queixa-se que as pessoas são interesseiras, mas, de alguma forma, é possível observar que foi conivente com isto, como no caso do amigo para quem pagava o almoço. Se ela se queixa que as pessoas são interesseiras foi porque criou este tipo de dinâmica em sua vida, tendo, na época, algum ganho psicológico com isto.
Berta tem um namorado e filhos com quem mantêm um relacionamento distanciado, sem apoio nenhum. Também abriu espaço para uma pessoa que a lesou e terminou por levar sua loja à falência.
Com muita frequência, vítimas têm relações abusivas. Podem se casar com homens/mulheres egoístas, ter filhos folgados, empregados ruins e namorados ausentes.
  • Autossabotagem
Zilda se aposentou há dez anos, praticamente o mesmo tempo em que ficou tentando aprender Astrologia sem sucesso. Disse ela que os professores tinham um caráter que não prestava. Pergunta: se não gostava deles como pessoas, por que ficou tanto tempo tendo aulas? Isto até se justificaria se Zilda tivesse aprendido algo, mas seu rendimento, segundo ela mesma, foi pífio. Então por que tantos anos convivendo com pessoas que ela não apreciava e com quem pouco estava aprendendo? Além disso, Zilda não fez uma única amizade nos cursos. A solidão, principal espinho de sua vida, seria mesmo culpa das circunstâncias? E por que a principal meta da vida dela continua sendo aprender Astrologia, sendo que a solidão é o que, de verdade, mais lhe dói? Será que seu orgulho - e faceta vítima - é que a impede de reconhecer que precisa ser mais humilde e talvez aprender a se relacionar melhor para ter pessoas em sua vida?
  • Queixa
Toda vítima tem um lamento ligado ao passado. "A vida não foi justa comigo". Zilda chora a perda da única pessoa com quem teve um relacionamento verdadeiro, a mãe, e a forma como foi abandonada pelos amigos depois que se aposentou. Também fala da crueldade de seus professores de Astrologia e como é difícil viver neste mundo. Berta se queixa da vidente da Internet e da mulher que aplicou um golpe nela. Os filhos também são indiferentes. Tudo coincidência?
  • Confusão mental
A vítima, muitas vezes, é inteligente, não raro tem QI elevado e boa capacidade argumentativa, mas a sua mente tende a ser um lugar confuso, com muitas ideias e conceitos que teriam que ser revisados. Quanto mais vitimizada a pessoa, menos ela assimila uma consulta de astrologia. Algumas fingem que escutam, mas, de fato, não estão entendendo o espírito da consulta (que, afinal, está falando o vocabulário da ação, sendo que elas estão chumbadas no mesmo lugar), enquanto outras fazem de tudo para interromper e atrapalhar o trabalho pelo qual estão pagando.
  • Traumas de infância
Nada disso justifica a postura de vítima, mas é algo que pode ajudar a gerar este perfil. Berta teve o pai assassinado, Zilda foi abusada sexualmente na infância. Vítimas também podem ser filhas de outras. A mulher que sofre em um casamento pode ser filha de outra que passou pelo mesmo.
  • Ótimo ou péssimo relacionamento com um dos pais
O incrível/terrível mãe/pai são um terreno fértil para o vitimismo. No primeiro caso, tem que ser caracterizado um laço de exclusividade, como era o caso de Zilda ("eu e mamãe"). No segundo, um relacionamento muito difícil com um dos pais pode levar a pessoa a desenvolver um complexo de vítima. Quando temos um apoio dos pais, sem ser exagerado, é mais provável que também aprendamos a nos apoiar no futuro.

Afinal, o que é uma vítima?

Basicamente, o que define uma vítima é a infelicidade com as próprias condições e a incapacidade de fazer algo para mudá-las. A vítima típica é o cliente mais difícil da Astrologia, porque, por definição, não quer fazer nada por si mesma. Costuma procurar a Astrologia não para saber o que pode fazer, mas sim, para saber se vai acontecer algo mais para a frente que a salve. Ela não quer agir, seja porque está desanimada com isto, por causa das dores da vida, porque o mundo é um lugar ruim, porque julga que não há nada a ser feito ou porque quer acreditar em milagres. As desculpas são infinitas.
Ela diz "não" (verbal ou mentalmente) a quase todas as sugestões, principalmente as de mudanças, refutando-as com desculpas furadas ou generalistas, tais como: "não é o meu momento agora", "não nasci para ser feliz", "meu mapa não me deixa ter sucesso", "não adianta fazer tal mudança, pois vai dar na mesma", "estou muito doente/estressado/irritado/infeliz".

Tipos de vítimas

Conviver com uma vítima não costuma ser fácil, porque muitas delas tentam chantagear ou segurar ou outro. Mas há, também, o contrário disto, que são as vítimas trabalhadoras. Elas fazem tudo por você, mas você terá de ouvir as queixas constantes de coisas não dando certo. Existe um preço a ser pago para aceitar a suposta lealdade de alguém que é exageradamente solícito: dividir parte da pesada carga da vida desta pessoa. Muitas vítimas são ímãs de maus acontecimentos, que, infelizmente, só as ajudam a achar que a vida é menos justa para elas.
Há dois tipos bem comuns de vítimas: as amargas, como Zilda, e as ingênuas, como Berta. As amargas são as mais comuns. Parece que elas já nasceram com asco deste mundo, e ele só faz aumentar, ajudado, inclusive, pela mídia. Elas olham para tudo o que está falindo e dando errado, e se queixam como o ser humano costuma ser mau ou medíocre. São bastante tendentes a desenvolverem doenças limitadoras e dolorosas a partir da meia idade. Já as ingênuas repetem sempre os mesmos erros. Elas tenderiam a ser mais irresponsáveis consigo mesmas, com seu dinheiro, com suas vidas. Não raro, há uma composição dos dois perfis, com uma vítima do tipo amarga fazendo algo que mais tarde vai lhe custar caro, como emprestar um dinheiro necessário para quem ela sabe que não irá devolver.
Existe, também, tipos bem difíceis de serem identificados, como a vítima disfarçada, que nem parece vítima. Ela pode estar sendo vítima em algum setor de sua vida, sendo que o mais comum deles é o afetivo, através da manutenção de um relacionamento inerte, improdutivo ou, mesmo, nocivo. O sinal de que algo está errado é que a vida começa a ficar parada ou sem graça, e isto por anos!

Fatores de risco para desenvolver tendência à vitimização

  • Falta de ambição e objetivos
Já ouviu aquela história de "não viemos aqui a passeio?". A falta de um objetivo é lesiva para o ser humano. Uma pessoa que não tem grandes objetivos na vida tem um fator de risco para o desenvolvimento de uma postura vitimizadora. Inclusive, hoje em dia, com a valorização da espiritualidade, há quem a utilize como desculpa, algo como "ser é muito mais importante do que fazer".
  • Isolamento
O isolamento ajuda a sermos vítimas. Pessoas com poucos amigos e relações, ou com propensão a ficarem distanciadas, têm fortes possibilidades de se tornarem vítimas crônicas. As relações nos exercitam, por isto tenha-as na sua vida!
  • Relacionamentos de co-dependência
Pode ser uma relação vertical (com um pai ou uma mãe) ou horizontal (cônjuge, namorado). A querida mãe com seu filho tímido pode ser uma combinação complicada para o futuro. Isto não quer dizer que todo filho(a) que mora com a mãe depois dos trinta anos estabeleceu uma relação de co-dependência. Mas se ele(a) não se desenvolveu totalmente, e tem várias dificuldades emocionais, é provável que isto tenha acontecido.
A co-dependência também aparece em relacionamentos afetivos em que duas pessoas não conseguem se separar, apesar de a relação há muito tempo não estar boa, sendo que um dos sinais pode ser a ausência de erotismo. Mas o problema pode ser negado com um "temos uma ligação espiritual muito forte" ou "um relacionamento afetivo não precisa de sexo, basta ter companheirismo" (o que pode ser verdade aos oitenta, mas não aos trinta anos). Um terceiro tipo de relação de co-dependência é aquela destrutiva, tal como uma pessoa há vinte anos em um relacionamento horrível, do qual a pessoa não consegue se desvencilhar.
A dificuldade em se separar de relações que não estão mais sendo produtivas é um dos maiores fatores para desenvolver o vitimismo. O número de pessoas presas em relações destrutivas é incalculável. Com muita frequência, são pessoas com dependência financeira, seja porque não possuem uma atividade que lhe proporcione autossuficiência ou porque a possuem, mas vivem em meio a uma gangorra que não permite que tenham segurança. Aqui vem uma boa dica para não ser uma vítima: tenha o seu dinheiro e saiba administrá-lo.
Astrologicamente, a propensão ao desenvolvimento de personalidade de vítima está muito relacionada ao signo de Peixes e aos seus equivalentes, como o planeta Netuno (que rege Peixes) muito destacado ou posicionamentos importantes na casa doze. No entanto, isto não quer dizer que alguém nascido com o Sol em Peixes, por exemplo, tenha que ser necessariamente uma vítima.

Dicas para evitar o vitimismo

Infelizmente, hoje é grande o número de vítimas, em todos os extratos sociais. Há vítimas milionárias. Isto porque ser vítima não depende das circunstâncias de vida, mas da postura que se assume. Há pessoas que não têm carro e nem moram bem, mas estão longe de serem vítimas. Sentem-se crescendo, progredindo, construindo e geralmente lutam para ajudar os filhos a terem mais possibilidade do que elas. Muitas vezes, trabalham muito e não ganham tanto, mas fazem aquilo que está ao seu alcance.
Aqui vão algumas dicas antivitimismo:
  • Tenha um foco e se ocupe
Não ter que fazer nenhum esforço ou precisar fazer pouco esforço é um dos maiores fatores de vitimização. Se o filho de trinta anos parece que não tem jeito, a mãe não tem que dar mesada. Se a irmã não consegue emprego há dois anos, você não tem que continuar a ajudar financeiramente. Nunca passe a mão na cabeça de uma vítima. Estas pessoas precisam ser estimuladas, e não mimadas. E se você tem a vida ganha, porque tem uma ótima pensão, um cônjuge que paga as contas, é rico, mesmo assim, tenha objetivos, coloque os seus talentos em funcionamento!
  • Tenha desafios
Se puder, sugira desafios, novidades para alguém das suas relações que seja vítima Provavelmente, a pessoa irá refutar várias das suas ideias, mas quem sabe alguma coisa não funcione? Também coloque pessoas com propensão a vitimização para cima, porque a vítima tem a autoestima muito baixa e não confia na sua capacidade. É exatamente este o problema dela!
Ter desafios é importante porque uma das maiores tendências da vítima é se acomodar sempre no mesmo esquema. Muitas restringem a sua vida social, ficando limitadas só a sua família ou aos conhecidos. A vítima tende a não gostar de correr riscos e experimentar. Algumas justificam que já fizeram muito isto, mas é desculpa, porque um ser humano psicologicamente saudável está sempre aprendendo, não importa a idade.
  • Cuidado com as relações de co-dependência
Se você não está satisfeito em um relacionamento, não pare nele. Converse com alguém, leia livros, faça terapia. Enfrente este problema. Estagnar em relacionamentos que não preenchem mais nossos anseios é um dos maiores fatores de risco para a saúde emocional. Ocorre que há relacionamentos em que as pessoas se dizem falsamente felizes. Mentir para si mesmo infelizmente não vai ajudar a salvar uma relação.
  • Tenha tempo para você e desenvolva interesses e hobbies seus
Uma vida pessoal rica tem mais chance de evitar a inércia típica do vitimismo. Entretanto, pode ser vitimismo também ter um monte de hobbies e não ter uma vida profissional significativa, dependendo dos recursos de outras pessoas para viver.
  • Confronte os seus "não posso"
Não posso enfrentar tal pessoa, não posso me separar, não consigo estudar, etc. Quem não pode nada é a vítima! Se quer mudar, deixe as desculpas de lado e comece a fazer o que for possível, mesmo que aos poucos.
  • Trabalhe o pessimismo"
O pessimismo é um dos maiores fatores de vitimização. A vítima pessimista se diz desencantada com o que vê. Ocorre que não cabe a você julgar o mundo e as pessoas, e sim, fazer a sua parte. Se os outros são preguiçosos e você não é, você não tem nem que ser igual a eles e nem carregar todo o piano nas costas. Se o lugar em que você está é tão insalubre assim (injustiça, preguiça, mau caratismo, etc), cabe a você fazer algo para mudar. Descubra o que você pode fazer, porque sempre há algo, nem que custe muito esforço. Permanecer em ambientes insalubres por muito tempo, e nos quais você é desrespeitado ou desestimulado, custa um preço muito caro da saúde psicológica.
  • Cuidado com a ingenuidade"
Cuide de você. Do seu dinheiro, do seu corpo, dos seus sentimentos e do seu tempo! Veja como está dispondo de todos os seus recursos, para você e para os outros. Busque um equilíbrio e uma racionalização disso.

Você não é vítima se...

  • Tem alegria de viver, se sente criativo.
  • Tem planos, sonhos, projetos, ambições.
  • Investe em si mesmo.
  • Não quer se apoiar em ninguém e não permite que ninguém se apoie em você.
  • Quer ter um relacionamento ou já o tem, mas mantendo uma parcela da sua independência e individualidade. Você não precisa deste relacionamento como o ar que respira.
  • Tenta coisas novas para mudar circunstâncias que não o agradem.
  • Corre riscos: cria desafios em sua vida e gosta de coisas novas.
  • Tem a capacidade de fazer coisas difíceis se sente que precisa. Assim, mesmo que estime o casamento, se fez tudo o que estava ao seu alcance e não melhorou, você cogita partir para outra. Você não fica se escondendo atrás de desculpas como "sou filho único e se me separar vou ficar sozinho no mundo".
  • Fica atento a sua atmosfera emocional e sabe quando nao está bem e precisa mudar de atitude. Dois meses de "dor de cotovelo" é normal, dois anos, não.

A Astrologia e as vítimas

Uma consulta de Astrologia orientada para o crescimento do indivíduo serviria para fazer um check up da sua vida e propor soluções. Se existe uma vítima em você, mas a sua consciência é maior e você quer ser o sujeito da sua vida, vai gostar da consulta, pois ela vai propor linhas de ação e estratégia, mostrar pontos fortes, valorizar os seus talentos e possibilidades. Ou seja, vai falar com o seu Eu, e não com a sua vítima!
Uma boa consulta de Astrologia também pode ser uma oportunidade para trabalhar conceitos e ideias deturpados, que colaboram para o vitimismo. Uma delas é a de achar que alguém externo (pai, mãe, cônjuge, chefe, colegas, filhos) tem que lhe dar reconhecimento. A raiva pelo reconhecimento não recebido pode gerar a vítima teimosa, ao estilo "estou muito deprimido por sua causa". A pessoa, obviamente, não tem consciência deste comportamento, que, no fundo, muito a prejudica, levando-a a ser machucada seja no trabalho, na família ou nos relacionamentos afetivos. Aliás, uma outra característica das vítimas é a dificuldade em aceitar a perda e as mudanças.
Muitas vezes, para desmontar os mecanismos vitimizantes, é necessário mais de uma consulta astrológica. E cada consulta tem que ser objeto de trabalho interior por parte do cliente. Eu algumas vezes proponho consultas de uma hora, depois da consulta de duas em que eu falei sobre as perspectivas daquele ano. O cliente marca estas consultas de uma hora quando sente necessidade de esclarecer algum aspecto de si mesmo ou do seu momento. Mas para que elas sejam realmente estimulantes e produtivas, ele tem que se esforçar, se comprometer e valorizar o conteúdo que está sendo passado. Esta vitalidade tem que existir dentro da pessoa para transformar a vítima que há dentro dela em força, criatividade, mudança e novas descobertas!
Caso não haja um astrólogo em sua cidade que tenha uma abordagem mais psicológica-comportamental, existem várias alternativas, como terapia, grupos de ajuda, prática de yoga, trabalho voluntário, etc. Se você se identificou com o que está escrito neste artigo, não deixe a vítima vencer pela inércia. Acredite em você e na sua capacidade de virar o jogo. Outros já fizeram e você também pode!

Mora no RJ e estuda astrologia desde 1989. Autora do livro Signos astrológicos - as doze etapas para a auto-realização, vendido através do site www.vanessatuleski.com.br. Ministrou cursos no Rio, São Paulo e Porto Alegre.

Fonte: http://www.personare.com.br/revista/identidade/materia/1803/voce-se-considera-uma-vitima

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Salve Cosme & Damião - 27 de Setembro!

São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada em 26 de setembro pela Igreja Católica e 27 de setembro pelo Candomblé.

Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.

Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".

Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.

Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.

Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Versões de suas mortes

Há várias versões para suas mortes, mas nenhuma comprovada por documentos históricos. Uma das fontes relata que eram dois irmãos, bons e caridosos, que realizavam milagres e por isso teriam sido amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos.

Segundo outra versão, na primeira tentativa de matá-los, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.

Lendas : Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a orumilá que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.

Sincretismos

Semelhanças com a Mitologia Grega


Na mitologia grega, há muito se cultuava esses santos, havendo registros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.

Alguns grupos concentram seus esforços para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux. Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.

Relação com as religiões afro-brasileiras

O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados doces e brinquedos. Na Bahia, as pessoas comemoram oferendo caruru, vatapá, doces e pipoca para a vizinhança.
  • Morte - c.303
  • Principal templo - Convento das Irmãs Clarissas em Madri
  • Festa litúrgica - 26 de Setembro (Igreja Católica) e 27 de Setembro (Candomblé e Umbanda)
  • Atribuições - Caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.
  • Padroeiro - Cirurgiões, físicos, farmacêuticos, faculdades de medicina, barbeiros e cabeleireiros

Oração a São Cosme e São Damião

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.

Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
(...............................................)
nome dos filhos
E de minha família.

Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.

Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!
Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!

[Ao alcançar a graça, fazer um bolo ou oferecer uma festa às crianças de rua, orfanatos ou creches.]

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Grupo de Estudos, por Fernando Martins

O nome do grupo será PROJETO VIP e este nome virá a frente dos emails enviados para identificação das mensagens.

Ao confirmar sua participação seu endereço de email será inserido em uma lista compartilhada onde você receberá mensagens que serão distribuídas a todos os participantes sendo que, caso queira responder a esta mensagem, ela será também enviada a todos os participantes, criando assim uma interação entre pessoas que tem em comum a busca do Conhecimento, a maturidade Espiritual e a Qualidade de Vida.

Os emails serão enviados sempre às segundas, quartas e sextas-feiras cujo conteúdo você poderá conferir na programação ao final desta mensagem. Estes conteúdos serão enviados em documentos anexados às mensagens.

Pelo correio, mensalmente, você receberá cds ou dvds ou ambos contendo músicas em mp3, filmes, conteúdos complementares das apostilas ou outro tipo de material dentro da temática proposta pelo grupo, bem como impressos e apostilas com conteúdo dentro da temática do grupo.

Consultas a qualquer momento que for necessário na área de terapias holísticas: os participantes terão direito a consultas no que tange às práticas das terapias holísticas, podendo ser aconselhamento sobre situações vividas, consultas com florais de bach, ou outras formas de atendimento dentro do contexto holístico e espiritual para si e para seus familiares e amigos.

A programação do primeiro semestre que iniciará dia 4 de novembro segue abaixo, sendo que novos materiais poderão ser inseridos posteriormente, atendendo à necessidade de manter os participantes sempre atualizados com os últimos acontecimentos no que tange a temática do grupo.

NOVEMBRO
POR EMAIL

. Início do curso de Viagem Astral – 10 aulas, uma a cada semana.
. Início da série de textos sobre Psicologia e Comportamento, que estarão trazendo o que há de mais recente das pesquisas na área proporcionando informação para sua Qualidade de Vida.
. Início da série de textos Estudos sobre Tratamentos Espirituais e Energéticos, que estarão trazendo aulas sobre o tema.
. Início da série de textos Filosofando com a Vida, que estarão trazendo estudos sobre conceitos da Filosofia para serem postos em práticas no dia a dia, agregando Conhecimento ao seu Ser.
. Início da série de textos Alimentação e Saúde, que estarão trazendo estudos atualizados sobre alimentos na busca de uma melhor saúde consequentemente, Qualidade de Vida.
. Início da série de textos Estudos Místico-Esotéricos trazendo aulas semanais com temáticas voltadas para o mundo místico-esotérico agregando Conhecimento ao seu Ser.
.Autor do mês – envio de ebooks de um autor escolhido a cada mês, em novembro, Clarice Lispector.

POR CORREIO -
. Dvd com a discografia do músico Gandalf, um dos ícones da musica new age, própria para relaxar e massagear a alma.

DEZEMBRO
POR EMAIL –
. Início do curso de Apometria – 10 aulas, uma a cada semana.
. Início do curso de Tarot – 30 aulas, uma a cada semana.
.Início da série de textos especiais A Linguagem do Corpo, contendo estudos sobre os significados das posturas corporais.
.Prosseguimento com a série de textos Psicologia e Comportamento, Estudos sobre Tratamentos Espirituais e Energéticos, Filosofando com a Vida, Alimentação e Saúde, Estudos Místico-Esotéricos.
.Autor do mês – envio de ebooks de um autor escolhido a cada mês, em dezembro Herman Hesse.
.
POR CORREIO –
Dvd com filmes no formato avi com temática religiosa.
Cd com coletânea de imagens de tarots – milhares de imagens de cartas de tarot separadas por tipos de baralho.
.

JANEIRO
POR EMAIL –
.Início do curso Respiração e Qualidade de Vida com exercícios – 15 aulas, uma a cada semana.
.Início da série de textos especiais Homo Religious com estudos sobre as diversas religiões e suas práticas.
.Prosseguimento com a série de textos Psicologia e Comportamento, Estudos sobre Tratamentos Espirituais e Energéticos, Filosofando com a Vida, Alimentação e Saúde, Estudos Místico-Esotéricos e A Linguagem do Corpo.
.Autor do mês – envio de ebooks de um autor escolhido a cada mês, em janeiro Kalil Gibran e Richard Bach
.
POR CORREIO -
Dvd com filmes no formato avi com temática mitológica.
Dvd  a discografia em mp3 de Kitaro
.
FEVEREIRO
POR EMAIL -
.Início do curso de TVP – Terapias de Vidas Passadas – 30 aulas – uma a cada semana
.Início da série de textos especiais Estudos Mitológicos, contendo estudos sobre a mitologia grega, romana, celta, hindu, dentre outras, iniciando com a mitologia grega.
.Prosseguimento com a série de textos Psicologia e Comportamento, Estudos sobre Tratamentos Espirituais e Energéticos, Filosofando com a Vida, Alimentação e Saúde, Estudos Místico-Esotéricos, A Linguagem do Corpo e Homo Religious.
.Autor do mês – envio de ebooks de um autor escolhido a cada mês, em fevereiro Herman Hesse.
.
POR CORREIO –
Dvd com filmes no formato avi com documentários dentro da temática do grupo.
Cd Mineiros – coletânea em mp3 da discografia dos cantores mineiros Milton Nascimento, Beto Guedes e Lô Borges.
.
MARÇO
POR EMAIL -
. Início do curso de Noções de Medicina Tradicional Chinesa – 11 aulas uma a cada semana.
.Prosseguimento com a série de textos Psicologia e Comportamento, Estudos sobre Tratamentos Espirituais e Energéticos, Filosofando com a Vida, Alimentação e Saúde, Estudos Místico-Esotéricos, A Linguagem do Corpo e Homo Religious.
.Autor do mês – envio de ebooks de um autor escolhido a cada mês, em março Chico Xavier.
POR CORREIO –
. Impresso – Apostila Decretos da Grande Fraternidade Branca para sua sintonia espiritual.
. Cd com coletânea em mp3 de músicas para relaxamento e sintonia espiritual.
.
ABRIL
POR EMAIL -
. Início do curso de Parapsicologia – 11 aulas uma a cada semana
. Início do curso de Hipnose – 3 aulas uma a cada semana
.Prosseguimento com a série de textos Psicologia e Comportamento, Estudos sobre Tratamentos Espirituais e Energéticos, Filosofando com a Vida, Alimentação e Saúde, Estudos Místico-Esotéricos, A Linguagem do Corpo e Homo Religious.
.Autor do mês – envio de ebooks de um autor escolhido a cada mês, em abril José Saramago.
.
POR CORREIO –
. Impresso – Apostila Rituais para o Dia a Dia para sua sintonia espiritual e qualidade de vida.
.Impresso – Apostila Aprendendo a Fazer seu Incenso e sua Vela.
.
Haverá uma contribuição mensal a título de investimento e custeio da dinâmica do grupo (compra de cds, dvds, papel A4, gravação, impressão, apostilamento, postagem registrada nos correios e demais gastos para manutenção do projeto) no valor de 30 reais.

Para participar você deverá responder a esta mensagem com seu nome completo, profissão e endereço completo com cep e indicando a preferência de banco para os depósitos mensais e as datas de previsão do depósito. As opções de banco são Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Santander.

Lembro que o início das atividades será dia 4 de novembro, que por sinal é dia do meu aniversário. Espero contar com sua companhia neste projeto que como já dito, visa manter o contato com o Conhecimento, a Busca Espiritual e Qualidade de Vida, nestes tempos tão atribulados.

Grato. 

Paz e Luz
Fernando Martins
Terapeuta Holístico CRT 37.039
Mestre em Reiki

Workshop de Tarô Sistêmico - Rio de Janeiro

   
Vivência Terapêutica tendo como fio condutor os arquétipos do Tarô e seus códigos de acesso ao inconsciente e o trabalho sistêmico através da Constelação Familiar.

Prem Mangla - Pedagoga pós graduada, professora e analista de Tarô, formada no Osho Resort Internacional de Meditação (India).

Marcia Tavares - CRT 39497 AARJ-076, Arteterapia, Constelação Familiar, T. Floral, Docente da Pós graduação Lato Sensu em Arteterapia, pesquisadora em Quirologia



Dia 29 de Setembro
De 18h às 20h
R$53,00
Portal Violeta - Tel: (21) 2234-2533
Endereço: R. Pinto de Figueiredo, 67, sobreloja - Tijuca - Tel.: (21) 2234-2533
(Próximo à estação do Metrô Saens Peña)

Jornal Nacional da Umbanda Ed.21‏

Na capa desta edição, mais um quadro pintado pela Mãe Dorothea. 
Para leitura online, clique aqui.
Para conhecer o site, aqui.
Para se cadastrar na newsletter, nesse outro.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Iniciação em Reiki I dia 8/10 em Copacabana, RJ, com Fernando Martins.

O Reiki é uma técnica terapêutica que utiliza da imposição das mãos para transmissão de energia curativa, criada pelo monge budista japonês Mikao Usui na década de 20. Com o histórico terremoto de Kanto, o Reiki se popularizou no Japão por ter sido muito utilizado no apoio dos feridos. Nos fins da década de 30 veio para o Ocidente onde começou a tomar o mundo a partir dos Estados Unidos.
No Brasil tornou-se popular após o famoso cantor Roberto Carlos ter sido tratado e iniciado no Reiki.
Este curso será de nível 1 que sintoniza o aluno a realizar tratamentos a nível físico.
O curso está confirmado para dia 8 de outubro, sábado, na rua Siqueira Campos, 43 sala 426 Edificio Centro Comercial de Copacabana, iniciando as 10 horas da manhã com intervalo por volta de 13 horas até por volta das 14 horas e encerrando por volta das 17 horas.
Para confirmar sua inscrição, fenvie um email para ofernando@globo.com, com seu nome completo e a previsão do depósito do valor referente ao investimento que é de 80 reais, incluidos apostila, certificado e cópia de cd com música para ambiente reiki.
O telefone, caso queira ligar, é (21) 98575256 (vivo).
Outros cursos de reiki em outros estados ministrados por Fernando Martins ou mesmo outros cursos na modalidade a distância voce poderá ver na minha página em http://www.stum.com.br/fernandomartins inclusive o conteúdo do curso de Reiki.