segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

20 de Janeiro - Dia de São Sebastião

20 de Janeiro - Dia de São Sebastião
Dia Comemorativo do Orixá Oxossi

Ao Orixá Oxossi, como Raio Vibratório Divino Criador, Mantenedor e Transformador, cabe a ação sobre a natureza fauna e flora como o grane livro de sabedoria pura. Daí dizer-se ser Oxossi o rei da mata.

Oxossi detém o poder de criar, manter e transformar a fauna e flora do Planeta, por meio das energias poderosas emanadas do Criador, que se expande na dinamização do Conhecimento humano, abrindo de forma harmoniosa e equilibrada o raciocínio humano para a apreensão dos valores sábios e verdadeiros, elevando-os a estados cada vez mais espiritualizados, distantes da ignorância, do fanatismo e da desordem da razão.

Oxossi é o caçador por excelência, caçador das almas, mas com as armas do conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.

Oxossi é o grande Caçador Divino, pois caça, através do arco e flecha do conhecimento e do raciocínio sábio, as almas dos seres encarnados e desencarnados, curando-os da lepra da ignorância, abrindo-lhes o raciocínio para o entendimento das belezas e da sabedoria do espírito a caminho da Casa do Pai.

Junto a Oxossi, o Orixá Ossãe desempenha o mesmo papel, através da manipulação das ervas, dotando-as de atividades energéticas medicinais e litúrgicas. Medicinais no sentido da cura do físico, emocional e psíquico dos seres. Litúrgico pela concentração, de forma essencial, de energias da terra, da água, do fogo e do ar, servindo para o culto dos diversos Orixás ou manipulações magísticas.

As ervas têm ainda o poder de limpeza, quando usadas de forma correta, desintegrando miasmas e energias deletérias que ficam fixadas nos nossos corpos etéricos e perispirituais.


Os Caboclos

Os Caboclos São espíritos que se afinizam com o trabalho da Umbanda e assumem roupagens fluídicas de índios, boiadeiros, marujos ou baianos, lidando com os aspectos doutrinários e magísticos dos Orixás. Os Caboclos, com suas vestimentas perispirituais características da cultura brasileira, de índios, boiadeiros, marujos ou baianos são da Linha Regencial de Oxossi, embora atuem na vibração magística pessoal de qualquer dos Orixás, é a sua vibratória individual, identificável nos pontos riscados.

A palavra Caboclo vem do tupi kareuóka, que significa da cor de cobre; acobreado. Espírito que se apresenta de forma forte, com voz vibrante e traz as forças da natureza e a sabedoria para o uso das ervas.

Os Caboclos são espíritos que se apresentam na forma de adultos, com uma postura forte, de voz vibrante, que trazem as forças da natureza, manipulando essas energias para trabalhar nas questões de saúde, vitalidade e no corte de correntes espirituais negativas, ensinando e usando a Doutrina racional à luz do Evangelho de Jesus. A Umbanda Espírita Cristã entende os Caboclos como símbolo de fortaleza, do vigor, da fase adulta, do caçador de almas e doutrinador dos espíritos.

Os Caboclos falam, ainda, à sociedade brasileira sobre a inclusão dos excluídos. No caso dos Caboclos Índios, eles nos falam dos nossos indígenas escravizados no passado e abandonados hoje. São da Linha Vibracional de Oxossi, com polarização de Oxossi.

Os Caboclos Boiadeiros nos lembram do homem do campo e dos pampas, com seu exaustivo e, muitas vezes, explorado trabalho de “guiada”, conduzindo o gado de fazenda para fazenda. São da Linha Vibratória de Oxossi, com polarização de Yansã com suas Ventanias.

Os Caboclos Marujos nos falam do homem do Mar, os pescadores, marinheiros, etc... São seres humanos que vivem sobre e a custa do mar e, na maioria das vezes, esquecidos e explorados pela sociedade consumista. Esses Caboclos também são da Linha Vibratória de Oxossi, com a polarização vibracional de Yemanjá ou Oxum.

Os Caboclos Baianos vêm nos lembrar dos nordestinos, especialmente aqueles que abandonando suas terras de origem partem para as cidades grades em busca de melhoria de vida e dignidade quase nunca alcançadas. São da Linha de Oxossi, com a polarização transformadora de Obaluayê.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

SAUDAÇÕES DE FIM DO ANO

SAUDAÇÕES DE FIM DO ANO

Caro irmão, cara irmã, entramos em sua vida neste instante para lhe desejar que nesta passagem de ano, 2013 / 2014, o Mestre Jesus, nosso Cristo amado, abra suas mãos amoráveis sobre você e derrame as Irradiações Divinas das Sete Sagradas Vibrações Cósmicas.

Que através do amado OXALÁ, a FÉ e a RELIGIOSIDADE, pela vibração Eólica, ilumine sua alma de paz, confiança e segurança.

Que a Mãe YEMANJÁ, na sua vibração hídrica,  irradie, do seu mar sagrada, as divinas irradiações da CRIAÇÃO, GERAÇÃO E RENOVAÇÃO, fazendo de você um novo ser, reluzente, puro e feliz, concretizando seus mais belos desejos.

Que através do querido OGUM, na sua vibração Ígnea, a LEI e a ORDEM se estabeleçam em seu ser, conduzindo-o ao equilíbrio e à ordenança harmoniosa da sua vida. Que IBEJI sopre sobre a sua vida os bons ventos da alegria e do bem.

Que através do Senhor OXOSSI, na sua vibração telúrica, o CONHECIMENTO e o ENTENDIMENTO surjam como luz a clarear seu ser e a destruir as trevas da ignorância, da superstição e da crendice. Que OSSÃE derrame sobre sua vida as energias curadoras e protetoras das Ervas Sagradas.

Que através do amado pai XANGÔ, na sua vibração ígnea elétrica, a JUSTIÇA e a RAZÃO assumam o comando de sua vida, levando ao seu coração o dom  da misericórdia e da compaixão. Que Mãe IANSÃ leve o equilíbrio às suas emoções e energias psíquicas.

Que através da amada mãe OXUM, na sua vibração aquática doce, derrame sobre você os efluxos do AMOR e da CONCEPÇÃO, tornando seus sentimentos puros e instrumentos de felicidade, alegria e vivência plena da amizade e relação sincera com seu próximo. Que OXUMARÉ ilumine radiosamente suas emoções afetivas, equilibrando-as e purificando-as.

Que através do Senhor OBALUAYÊ, na sua vibração telúrica, as irradiações de PURIFICAÇÃO, SABEDORIA e EVOLUÇÃO lhe conduzam, serenamente, pelos caminhos do progresso e crescimento, pela evangélica reforma íntima. Que Mãe NANÃ lhe abençoe com seu poder decantador, purificando-o das mazelas agregadas no contato com o mundo matéria.

Enfim, que os Caboclos, Pretos Velhos e Crianças lhe revistam das suas doces e luminosas irradiações, dando à sua vida as virtudes que representam com seus corpos fluídicos de Caboclos, Pretos Velhos e Crianças, que é a

SIMPLICIDADE/DOUTRINA,SABEDORIA/HUMILDADE e ALEGRIA/PUREZA DE CORAÇÃO.

Que os Guardiões, nossos queridos Exus, se postem à seu lado e lhe defenda de todas as investidas do mal.

É tudo que o TEMPLO ESPIRITUALISTA DO CRUZEIRO DA LUZ lhe deseja, neste Fim de Ano, para 2014.