terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Oxossi e Caboclos

Oxossi detém o poder de criar, manter e transformar a fauna e flora do Planeta, por meio das energias poderosas emanadas do Criador, que se expande na dinamização do Conhecimento humano, abrindo de forma harmoniosa e equilibrada o raciocínio humano para a apreensão dos valores sábios e verdadeiros, elevando-os a estados cada vez mais espiritualizados, distantes da ignorância, do fanatismo e da desordem da razão.
Oxóssi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.
Oxossi é o grande Caçador Divino, pois caça, através do arco e flecha do conhecimento e do raciocínio sábio, as almas dos seres encarnados e desencarnados, curando-os da lepra da ignorância, abrindo-lhes o raciocínio para o entendimento das belezas e da sabedoria do espírito a caminho da Casa do Pai.
A Umbanda sincretiza esta Vibração Sagrada com a imagem de São sebastião e celebra sua festa no dia dedicado a este santo.
Junto a Oxossi, o Orixá Ossãe desempenha o mesmo papel, através da manipulação das ervas, dotando-as de atividades energéticas medicinais e litúrgicas. Medicinais no sentido da cura do físico, emocional e psíquico dos seres. Litúrgico pela concentração, de forma essencial, de energias da terra, da água, do fogo e do ar, servindo para o culto dos diversos Orixás ou manipulações magísticas.
As ervas têm ainda o poder de limpeza, quando usadas de forma correta, desintegrando miasmas e energias deletérias que ficam fixadas nos nossos corpos etéricos e perispirituais.

CABOCLOS

A Vibração de Oxossi dirige e conduz, do Alto, a grande Linha de Trabalhadores Espirituais de Umbanda que recebem o nome místico de Caboclos. Embora essas Entidades espirituais tenham suas vibrações próprias, como espíritos individuais que são, estão todos reunidos em falanges que se abrigam sob a Linha Vibracional do Orixá Oxossi, daí ser a festa em homenagem a esse magnânimo Orixá, também a Festa dos Caboclos de Umbanda.
Os Caboclos são espíritos que adentram ao trabalho do movimento umbandista assumindo, em sua maioria, a roupagem fluídica de índios, cuja vibração polariza-se o mesmo Oxossi. Denominamos de Vibração de Oxossi pura. Na Linha de Caboclos vamos encontrar também as Entidades que assumem roupagens espirituais voltadas à cultura brasileira, mas no sentido da inclusão das classes sociais abandonadas e excluídas, são os Caboclos Boiadeiros que polariza a vibração de Oxossi com a energia vibrada dos ventos e campinas de Iansã; os Caboclos Marujos que polarizam a vibração de Oxossi com a energia das águas salgadas e doces de Iemanjá e Oxum; e os Caboclos Baianos, polarizando a Vibração de Oxossi com o poder transformador de Obaluayê, todos eles trabalhando na sua Vibração individual, mas sob a tutela da Linha Vibracional ativa de Oxóssi.

Fonte: Templo Espiritualista do Cruzeiro da Luz

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...