quinta-feira, 17 de abril de 2014

O que é a Quinta-feira Santa?



"O que é a Quinta-feira Santa?"
Quinta-feira Santa é a quinta-feira da Semana Santa, um dia antes da Sexta-Feira da Paixão (a quinta-feira antes da Páscoa). Quinta-feira Santa é o nome dado ao dia em que Jesus celebrou a Páscoa judaica com Seus discípulos, esse evento também é conhecido como a Última Ceia. Dois eventos importantes são o foco da Quinta-Feira Santa.




Em primeiro lugar, Jesus celebrou a Última Ceia com Seus discípulos e assim instituiu a Ceia do Senhor, também chamada de Eucaristia pelos Católicos (Lucas 22:19-20). Algumas igrejas Cristãs celebram um culto de comunhão especial na Quinta-Feira Santa em memória da Última Ceia de Jesus com seus discípulos. Em segundo lugar, Jesus lavou os pés dos discípulos como um ato de humildade e serviço, criando assim um exemplo de que devemos amar e servir um ao outro em humildade (João 13:3-17). Algumas igrejas Cristãs realizam uma cerimônia de lavagem de pés na Quinta-Feira Santa para comemorar Jesus lavando os pés dos Seus discípulos.




A quinta-feira santa também se refere ao comando que Jesus deu aos discípulos na Última Ceia, o de que eles deveriam amar e servir uns aos outros. Devemos celebrar a Quinta-feira Santa. É uma coisa boa lembrar-se da Última Ceia e do sacrifício de Jesus a nosso favor. É uma coisa boa lembrar-se do exemplo de humildade do Senhor. Devemos evitar fazer desses dias apenas feriados, mas elevarmos a nossa reflexão ao Mestre amado que nos amou até a morte “e morte de cruz”, para que pudéssemos hoje estarmos juntos ouvindo, bebendo e vivendo a doce aventura de sermos cristãos, tendo-o como Pastor e Mestre, nesta caminhada resoluta em busca da ressureição em Deus, fonte de paz e alegria.




Ceia = aconchego fraterno, celebração de evento alegre (no caso, celebração do amor que permanece e vence a morte). “Fazei isto em minha memória”, significa que no símbolo do pão e do vinho Ele estaria sempre presente, memorando a essencialidade da busca de Deus, tendo-O como Caminho.


Lava pés = serviço amoroso de quem se esquece e busca o bem do outro. Lavar os pés significa a humildade que o cristão deve viver para realizar o amor fraterno. Quem lava os pés do outro, limpa-o, ilumina-o, acolhe-o, perdoa-o e o conduz ao reino de Deus, onde tudo é paz e alegria. Contudo a realização dessa vivência de amor com Jesus exige nossa humildade e obediência às suas palavras. Jesus levantou-se da mesa e foi ao encontro dos apóstolos para lavar-lhes os pés, para nós isto quer dizer desacomodar-se da postura egoísta de nós mesmos, para, com o sacrifício da cruz (renúncia, disciplina, sacrifício), postar-se a serviço do amor (Jesus), no serviço ao seu irmão.

Prova de Amor maior não há. Que doar a vida pelo irmão.

Eis que eu vos dou o meu novo mandamento:

Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado!

Pai Valdo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...