domingo, 24 de abril de 2011

23/04 - Festa de Ogum

Ogum constitui a expressão da vontade na manifestação interna e externa. Tem o seu poder assegurado em todo círculo, que representa a Vontade condicionada e a experiência através da síntese ritualística.

Ogum é o Orixá da Lei e seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão e a emoção. É o Regente das milícias celestes, guardiãs dos procedimentos dos seres em todos os sentidos.

Ogum é sinônimo de lei e ordem e seu campo de atuação é a ordenação dos processos e dos procedimentos.

O Orixá Ogum é o Senhor dos Caminhos, no sentido de que se faz presente em todos os campos da natureza com a espada da Lei Divina, ordenando e organizando todos os elementos e os seres.

Precisamente por isso, vamos encontrar a presença da vibração de Ogum em todos os Reinos naturais, pela energia do seu fogo ordenador, assumindo, seus Mensageiros, nomes místicos que os personalizam nos diversos campos energéticos naturais:

1 – No Ar = Ogum Matinata (Nos Campos de Oxalá)

2 – Na Água Salgada = Ogum Marinho, Ogum Beira Mar, Ogum 7 Ondas (Nos Campos de Iemanjá)

3 – No Fogo = Ogum Delê (Nos Campos do próprio Ogum)

4 - Na Mata = Ogum Rompe Mato (Nos Campos de Oxossi)

5 – No Fogo (Elétrico) = Ogum Naruê (Nos Campos de Xangô)

6 – Na Água Doce = Ogum Iara (Nos Campos de Oxum)

7 – Na Terra = Ogum Megê (Nos Campos de Obaluayê)

A Vibração de Ogum, por ser a ordenação, por meio da Lei Divina, nos caminhos e estradas da natureza e da vida dos seres, faz com que o mesmo seja Responsável e coordenador da Linha dos Exus de Lei.

Texto de Pai Valdo do Templo Espiritualista Cruzeiro da Luz - Grajaú, RJ.

Orações a Ogum

As Sete espadas saíram da mata, era Ogum, gritou o caçador.
As Sete espadas saíram do mar, era Ogum, gritou o pescador.
As Sete espadas saíram da terra, era Ogum, gritou o guerreiro.
As Sete espadas rasgam o céu, era Ogum, gritou Olorum.
Eu andei por ruas desertas e um Manto Azul me escondeu dos perigos.
Eu andei por estradas longas e um Manto Vermelho me cobriu dos inimigos.
Eu andei por terras, asfalto e mares e um Manto Prateado afastou de mim o medo.
Meu pai e poderoso Ogum, Senhor das Sete Serpentes, Senhor dos Sete Anéis Sagrados Deito em teus pés no dia de hoje e sempre Para em louvor ao meu Pai Ogum guerreiro agradeço a sua proteção. Salve Ogum, guerreiro de Oxalá.
Orixá que abençoa seus filhos e os filhos de seus filhos.
Pai destemido,
Senhor da espada de fogo que corta todas as demandas e conduz os que ama aos caminhos da prosperidade.
Que em meus caminhos, possa eu, filho seu, merecer as vossas Bênçãos: a espada que me encoraja, o escudo que me defende e a bandeira que me protege.
Meu Pai Ogum
Não me deixe cair
Não deixe tombar.

****

 
Orixá, protetor,
Deus das lutas por um ideal.
Abençoai-me,Dai-me forças, fé e esperança.
Senhor Ogum,
Deus das guerras e das demandas,
Livrai-me dos empecilhos e dos meus inimigos.
Abençoai-me neste instante e sempre,Para que as forças do mal não me atinjam.
Ogum Iê, Cavaleiro Andante dos caminhos que percorremos.
Patacori...
Ogum Iê...
Ogum meu Pai,
Vencedor de demandas...
Ogum Saravá Ogum...
E que assim seja!

****

 
Pai, que minhas palavras e pensamentos cheguem até Vós em forma de prece e que sejam ouvidas.
Que esta prece corra mundo e universos, chegando aos necessitados em forma de conforto para suas dores.
E corra os quatro cantos da Terra, chegando aos ouvidos dos meus inimigos em forma de brado e advertência, pois sou filho de Ogum e nada temo.
Ogum, senhor das estradas, faça de mim um fiel andarilho e seguidor do teu exército.
Que na minha caminhada somente encontre vitórias e mesmo quando aparentemente derrotado seja um vitorioso, pois nós, os vossos filhos, não conhecemos derrotas.
Porque sendo Ogum o orixá das batalhas, nós, os vossos filhos, conhecemos a luta – como esta que travo agora –, e com fé na tua intercessão a vitória será certa, Ogum, meu grande protetor, fazei com que o meu dia de amanhã seja tão bom quanto o de ontem e hoje; que minhas estradas estejam sempre abertas; que no meu jardim somente existam flores; que os meus pensamentos sejam sempre bons!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...