terça-feira, 31 de maio de 2011

Uma História do Zodíaco - Série Edward Bach



Quando nosso Senhor, o Grande Irmão da raça, julgou que era tempo de aprendenrmos uma outra lição do grande Livro da Vida, o mensageiro chegou envolto em luz na escuridão da noite, no frio do inverno, quando a vida física estava voltada para o interior, e anunciou a revelação de um outro aspecto do Amor, que o homem, agora suficientemente forte, podia surportar. Mas os homens ficaram terrivelmente apavorados com a Luz e com os Anjos, de modo que, ao invés de se sentirem alegres e felizes, foi preciso dizer-lhes que não temessem, que a Paz e Boa-Vontade desceria sobre eles. Tudo isso eles ouviram de joelhos, olhando para baixo para terem a certeza de que o solo que eles conheciam ainda se encontrava sob seus pés, pois era a única coisa de que tinham certeza. Agora o solo no qual viviam e do qual tiravam alimento em abundância produzia também muitas plantas para a sua cura, mas teriam de encontrá-las sozinhos.

Os sábios Irmãos da raça, que muito tempo antes tinham ouvido as boas novas das estrelas, procuraram essas flores, verdadeiras amigas do homem que tinham o poder da cura, e encontraram os Doze Remédios, através da virtude dos Quatro Auxiliares.

Os Quatro Auxiliares eram: a fé em um mundo melhor que esperavam um dia alcançar, agora refletida no flamejante ramo de Gorse; a perseverança de Oak, que enfrenta todas as tempestades, oferecendo proteção e apoio às coisas mais fracas; a vontade de servir de Heather, que contenta-se em cobrir, com sua beleza simples, os espaços áridos varridos pelo vento e as nascentes puras que irrompem das rochas, trazendo brilho e frescor aos fracos e sedentos após a batalha.

Edward Bach - 1934.

Gorse = Tojo
Oak = Carvalho
Heather = Urze
Nascentes das rochas = Rock Warter = Água Mineral.


Os Quatro Auxiliares
Parte do texto publicado por C. W. Daniel, ao final de 1933.



Gorse - Ullex Europaeus - (Tojo)
Eles dizem: "Tentei tudo e nada resolveu; nada pode me curar".
Eles pararam de tentar, resignaram-se à sua enfermidade e nem mesmo se queixam.
Dizem que já llhes falaram que nada pode ser feito, que já passaram por todos os médicos e, mesmo que começassem o tratamento, como têm estado doentes há tantos meses ou anos, não esperam melhora por um bom tempo.
A razão para sua resignação é que em algum época, o medo, o terror ou a tortura fizeram com que perdessem a esperança e parassem de lutar. Mas tais casos podem melhorar para além de todas as expectativas, sob a influência de Gorse e, depois, para que se complete a cura, pode ser necessário empregar Agrimony ou Mimulus.
Gorse é para aqueles que sofreram muito e cuja coragem falhou; para aqueles que perderam a vontade de continuar tentando.
As pessoas que necessitam de Gorse são geralmente pálidas e frequentemente apresentam olheiras sob os olhos. É como se precisassem de mais luz do sol em suas vidas para afastarem as nuvens.

Oak - Quercus Pedunculata - (Carvalho)
Oak é para aquele tipo de pessoas que, embora não tenham esperança de cura, ainda lutam e ficam irritadas por estarem doentes.
Tais pessoas têm doenças físicas que tendem a permanecer por anos, mas embora sintam desesperançadas, ainda continuam tentando e lutando.
Irritam-se porque não melhoram e ficam aborrecidas com a doença, porque são um problema para os outros e não podem cumprir com a sua parte nas obrigações diárias.
Odeiam ser incapazes de desempenhar seu papel no jogo da vida e encaram-se como fracassadas.
Tais pacientes nunca culpam os outros, colocando sobre os próprios ombros toda a responsabilidade.
As doenças, para esse tipo de pessoas, ocorrem quando muito do equilíbrios mental e físico é perdido: desequilíbrio mental, como num colapso nervoso grave ou outros tipos de insanidade (onde há grande perda do controle); desequilíbrio físico, como perda do controle sobre partes do corpo ou sobre suas funções.

Heather - Calluna Vulgaris - (Urze)
A característica das pessoas do tipo Heather é que elas se preocupam com os problemas dos outros, não com aquelas grandes coisas da vida, mas com os pequenos assuntos da vida diária.
Tais pessoas gostam de cuidar daqueles que estão com problemas e são impetuosas em suas tentativas de ajuda. Ficam frustradas e perturbadas quando os outros recusam seus conselhos, pois acham que são para o bem deles.
Tentam de todas as maneiras possíveis persuadir e mesmo compelir os outros para que façam o que acham certo.
São bem intencionadas e, em geral, o seu julgamento é correto, mas esgotam-se na tentativa de ajudar os que lhe são caros.
É um estado de excessiva ansiedade pelo bem-estar de amigos e parentes e de esforço violento para corrigí-los.
Esse estado mental está tão entranhado em suas naturezas que passa a ser encarado como parte de sua personalidade.
As pessoas o tipo Heather tendem a apresentar problemas cardíacos, palpitações, dores de cabeça latejantes, indigestão e outros problemas semelhantes, que podem ser causados pela ansiedade e esforço intenso para ajudar nos problemas cotidianos.
Tais problemas não são, em geral, muito sérios até a velhice, mas essas pessoas podem ter uma quantidade considerável de inconvenientes e interferências em sua vida diária durante anos, através de pequenas doenças. Tendem também a ficar ligeiramente temerosas por si mesmas, até mesmo se tiverem algum pequeno problema.
Gostam que os outros dependam delas e têm prazer em sentir que estão sendo úteis e que ajudam qualquer um que esteja em dificuldades.
Têm grande autoconfiança e certamente são muito capazes, de modo que nunca duvidam de sua capacidade de aconselhar e prestar assistência.
São frequentemente bem constituídas e de boa cor: coradas, fisicamente fortes, cheias de energia e bastante ativas; são generosas em seus esforços pelos outros.
Este remédio pode ajudar a melhorar muito a saúde, a acalmar os seus temores e a suavizar suas ansiedades relativas aos que lhes são caros.

Rock Water - (Água Mineral)
Este é o remédio para as pessoas idealistas. Tais pessoas têm opiniões muito fortes a respeito de religião, política ou reforma.
Bem-intencionadas e desejando ver o mundo diferente e melhor, tendem a restringir seus esforços à crítica ao invés de dar o exemplo.
Permitem amplamente que suas mentes e suas vidas sejam regradas por suas teorias.
Qualquer fracasso a tentativa de fazer os outros seguir suas ideias deixa-os muito infelizes.
Querem planejar o mundo de acordo com seus próprios pontos de vista, ao invés de calma e sauvemente realizar sua perte no Grande Plano.
Este remédio traz muita paz e compreensão, alarga a visão, fazendo ver que todas as pessoas precisam encontrar a perfeição em seu próprio caminho, e traz a percepção do "ser" e não do "fazer": de sermos nós mesmos um reflexo das Grandes Coisas e não de tentar colocar para fora nossas próprias ideias.
Ele ensina que é através do exemplo que as pessoas são ajudadas e conseguem perceber a verdade e não através dos métodos severos da Inquisição.
Ajuda a abolir a desaprovação e traz a compreensão de que se deve permitir que cada pessoa tenha as suas próprias experiências e encontre sua própria salvação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...