sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnaval


Irmã, você nos consulta
Se, acaso, existe algum mal
Em ver por fora e por dentro
A festa do carnaval.
Nunca esperei tal pergunta
Nem sei dizer sim ou não,
Porquanto, estando entre os homens,
Quis sempre ser folião.
Ir ver a festa somente,
Acompanhar a arrelia,
Pode ser refazimento
Na carência de alegria.
Carnaval? De modo algum
Importa que você vá;
Apenas é bom saber
O que você quer por lá.

(Poema do Espírito Jair Presente, psicografia de
Francisco Cândido Xavier, no livro “Ponto de Encontro”)

Quem gasta o tempo consagrando todas as forças da
alma às fantasias do corpo, esquecendo-se de que o corpo deve permanecer a serviço da alma, cedo esbarrará na perturbação, na inutilidade ou na sombra.

(Trecho da obra “Vinha de Luz”, do Espírito Emmanuel  
pela mediunidade de Francisco Cândido Xavier)

Os ingredientes que excitam a mente, o corpo, a emoção, devem ser evitados por ti. As melodias suaves, na boa música, harmonizam, enquanto outras, programadas para a luxúria e a violência, desassossegam, alterando o ritmo nervoso. As leituras edificantes instruem e educam da mesma forma que as extravagantes e sensuais corrompem e alteram a escala de valores morais para pior. As conversações sadias levantam o ânimo, quanto as vulgaridades relaxam o caráter. Poupa-te à onda de indignidade que toma conta do mundo e das pessoas.

(Trecho do livro “Vida Feliz”, do Espírito Joanna de Ângelis pela mediunidade de Divaldo Pereira Franco)
Está se aproximando o período carnavalesco, onde uns se divertem e outros aproveitam a oportunidade para praticarem atos pouco recomendáveis.

Divertir-se é válido, é necessário; o homem não é tal qual uma máquina que trabalha continuamente. O homem é humano e, como tal, necessita de descanso, necessita divagar...

Independente do período carnavalesco, vamos aprender a nos divertir, de forma válida e proveitosa, porque a vida é para ser vivida da melhor forma possível e nada impede que o homem cresça e apareça para a vida com alegria em seu coração. Nada o impede de ser alegre, comunicativo, brincalhão e, ao mesmo tempo, sério e respeitador.

Viva a vida em sua plenitude, ame e seja amado, respeite e seja respeitado!

(Mensagem do Espírito Alexandre, psicografia de Carlos Mainczyk, em “A Caridade”, Órgão da Congregação Espírita Francisco de Paula - Rio, fev. 2002).
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...