sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Meditação Andando, Parte 17 - Série Thich Nhat Hanh

MEDITAÇÃO ANDANDO
GUIA PARA A PAZ INTERIOR
de THICH NHAT HANH,
Editora Vozes, 1991.
 
17. Andando ou parando: cada ato mantém nosso trabalho de autoconscientização.
Eu sugeri que você como Buda, dando passos como Buda fazia. Cada passo deixa a marca da paz, alegria e inocência sobre a superfície da Terra, tornando-a, por conseguinte, Terra Pura.

No ano de 1968, tive a oportunidade de visitar Linh Thuu Mountain, onde Sakyamuni Buda (1) costumava ficar. Andei pelos caminhos de chão batido que ele um dia tirlhou; eu me instalei na terra que uma vez foi a sua morada, sentei-me sobre uma pedra em que ele, provavelmente, se sentou muitas vezes. E sentado sobre ela, fiquei contemplando o sol vermelho que se escondia atrás do horizonte, consciente de que ele também teria muitas vezes contemplado esse mesmo sol se pondo. E senti que seu eu não fosse capaz de parar, caminhar, sentar e perceber como ele, eu não seria capaz de levar o seu trabalho adiante. O mesmo vale para você. Se você não for capaz de parar, andar, sentar e ver como Buda, você não pode levar o trabalho dele adiante. Você não pode "nutrir e glorificar as sementes sagradas, guiar as gerações futuras, nem demonstrar gratidão a Buda".

Não é pregando ou explicando os sutras (2) que você realiza a tarefa de despertar o próximo para a autoconscientização, mas sim pela forma como você anda, pela forma como você se senta, pela forma como vê as coisas.

(1) Sakyamuni Buda - O fundador histórico do budismo, Gautama Siddharta, nascido aproximadamente em 565 a.C., filho do rei de Kapilavastu, local onde hoje é o Nepal. Com 29 anos de idade deixou o palácio real, sua esposa e filho à procura do significado da existência. Uma manhã, com 35 anos de idade, oluminou-se praticando meditação sob a árvore Bodhi. Até sua morte, 45 anos após, com 80 anos de idade, expôs os ensinamentos do Caminho do Meio, ou seja, as Quatro Nobres Verdades e a Senda Óctupla, de forma que todos os seres pudessem iluminar-se como ele.

(2) Sutra (sânscrito) - Trabalho clássico, sermões atribuídos a Buda, escrituras budistas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...