quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Meditação Andando, Parte 18 - Série Thich Nhat Hanh

MEDITAÇÃO ANDANDO
GUIA PARA A PAZ INTERIOR
de THICH NHAT HANH,
Editora Vozes, 1991.
 
18. Uma flor de lótus surge a cada passo.
Quando um pintor ou escultor cria a imagem ou a estátua de Buda sentado sobre uma flor de lótus, não é apenas para expressar a sua reverência diante do que Buda representa. O artista quer, antes de tudo, mostrar o estado de espírito de Buda enquanto ali sentado: sua plena paz e beatitude. Nós todos nos sentamos inúmeras vezes durante o dia, mas poucos de nós o fazemos de forma a nos sentirmos inteiramente bem e em paz. Poucos de nós conseguem sentar-se com a majestade de Buda. A maioria começa logo a ficar inquieta, como se estivesse sentada sobre brasas. Sentado sobre a maciez da grama ou a aspereza da rocha, a serenidade de Buda será a mesma demonstrada quando sentado sobre uma flor de lótus.

Quando pisei no mosteiro pela primeira vez, o mestre ensinou-se o seguinte pensamento antes de me sentar: "sentado com minha coluna ereta, desejo que todos os seres possam estar sentados sobre a plataforma da Iluminação e seus corações se livrem de todas as ilusões e enganos". Só depois de repetir isso para mim mesmo é que, calmamente, eu me sentava. Esta é a forma de sentar-se como Buda.

Eu tenho uma mensagem para os estudandtes do budismo da Terra Pura: sentem-se num Trono de Lótus agora, neste momento; não esperem até chegar à Terra Pura. Renasçam numa flor de lótus a cada momento atual. Não esperem até se depararem com a morte. Se você conhecer a experiência de renascer numa flor de lótus agora, se você sentar sobre uma flor de lótus aqui e agora, você não terá nenhuma dúvida da existência da Terra Pura. O mesmo acontece com o caminhar. Buda Menino geralmente é retratado dando seus sete primeiros passos na terra e uma flor de lótus brotando a cada passo seu. Nós todos deveríamos provocar o surgimento de uma flor de lótus a cada passosereno que déssemos. Na próxima vez que praticar meditação andando, visualize uma flor de lótus nascendo no chão a cada passo seu, como Buda Menino. Não se sinta indigno dessa visualização. Se seus passos forem serenos, eles merecerão esse florescer. Você é um Buda, assim como todos o são. Isso não é invenção minha. Foi o próprio Buda que o disse. Ele afirmou que todos os seres têm o potencial para se tornarem despertos. Meditar enqunto se caminha é exercitar viver no presente. com a mente desperta para o aqui e agora. Mente desperta para o aqui e agora e Iluminação são a mesma coisa. A Iluminação leva a mente a despertar e a mente desperta leva à Iluminação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...