quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Meditação Andando, Parte 16 - Série Thich Nhat Hanh

MEDITAÇÃO ANDANDO
GUIA PARA A PAZ INTERIOR
de THICH NHAT HANH,
Editora Vozes, 1991.
 
16. Aspirando mais ar fresco.
Depois de alguns dias, experimente esta variação: enquanto estiver andando, acrescente um passo a mais na exalação. Por exemplo, se sua respiração normal é 2/2, exercíte-a 2/3, repetindo por quatro ou cinco vezes e, então, volte para o seu normal 2/2. Esse exercício fará você sentir-se mais saudável, pois quanto mais longa for a sua exalação, mais o seu pulmão é contraído e mais ar impuro é expelido de dentro dele. Na respiração normal, nunca se consegue expelir o ar todo dos pulmões; sempre fica um resíduo. Quando você acrescenta mais um passo à exalação, este ar será expelido. Não exagere, porém. Quatro ou cinco vezes é o bastante, mais que isso poderá cansá-lo. Após ter repetido esse exercício por quatro ou cinco vezes, deixe sua respiração voltar ao normal. Mais tarde, talvez depois de cinco minutos, repita o mesmo processo. Lembre-se de acrescentar um passo à exalação, não à inalação.

Depois de assim treinar durante alguns dias, você poderá sentir que já dá para acrescentar mais um passo à sua inalação. Seus pulmões parecem dizer: "Se pudéssemos fazer a contagem 3/3 ao invés de 2/3, ficaríamos bem contentes". Tente isso, mas só quando a mensagem dada pelos pulmões for bastante clara. A mudança lhe fará bem. Mas não esqueça de que deve fazer isso só quatro ou cinco vezes e voltar de novo a seu normal 2/2. Depois de alguns minutos comece a mudar novamente para 2/3 e depois para 3/3.

Em poucos meses seus pulmões estarão mais saudáveis e seu sangue melhor filtrado. Sua antiga forma de respirar será transformada. Por exemplo, de 2/2 ela mudará para 3/3. E esta será sua respiração normal enquanto meditar andando.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...