quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Meditação Andando, Parte 20 - Série Thich Nhat Hanh

MEDITAÇÃO ANDANDO
GUIA PARA A PAZ INTERIOR
de THICH NHAT HANH,
Editora Vozes, 1991.
 
20. Escolhendo um foco de atenção.
Permanecer em paz, com a mente desperta, é o propósito da prática da meditação andando. Isso deve ser contínuo, por isso nós usamos a consciência da respiração, dos passos, da contagem e do leve sorriso. Esses quatro elementos dão poder ao nosso espírito. Eles residem em nós e revelam a presença da consciência, da mente que tudo abrange.
 
Na meditação andando, nós encontramos NIEM e DINH. NIEM quer dizer "pensamento" e DINH "concentração" e juntos eles levam a mente a um estado de imobilidade e focalização, onde não há conflito nem dispersão e a consciência se mantém no caminho certo.
Não é necessário que você junto todos os quatro elementos - contagem, respiração, passos e leve sorriso - para obter pureza e paz. Há vezes em que só andar é o suficiente. Mas se ao fazê-lo sentir que está sendo difícil manter sua mente alerta, lance mão de um ou mais dos outros elementos.
 
Qualquer um é capaz de coordenar respiração, andar e contagem, mas se você focalizar a atenção demais, vamos dizer, nos passos, então sua consciência da respiração e da contagem pode se tornar mais débil, como lâmpada acesa sob a claridade do sol. Isto será assim, enquanto você mantiver a consciência de seus passos.
 
Você pode perguntar: "Se eu dirigir toda minha atenção em observar meus passos e, digamos, na flor de lótus brotando do chão em que piso, como posso experienciar os outros milagres que estão ocorrendo ao mesmo tempo, como as árvores movendo-se ao vento ao longo da estrada ou o aroma que as flores silvestres exalam?" Isso é verdade, o foco de sua atenção se torna mais débil à medida que o campo de sua atenção aumenta. Uma vez que você escolheu a flor de lótus, focalize sua atenção só nela. Se você escolheu a terra, então focalize a atenção na sua aparência. Observe seus pés tocando o chão e a terra surgindo sob seus passos como numa mágica. Você se aperceberá de seus pés e do verde planeta ao mesmo tempo.
Se você deseja saborear a fragância dos campos de arroz, das árvores frutíferas, da grama dos prados ou as nuvens, para de andar. E mantendo a consciência de sua respiração, vá desfrutando de tudo isso. Traga o leve sorriso nos lábios e mantenha-o naturalmente. Depois de um tempo, recomece a andar, focalizando a atenção sobre seus passos novamente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...