segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Meditação Andando, Parte 19 - Série Thich Nhat Hanh


MEDITAÇÃO ANDANDO
GUIA PARA A PAZ INTERIOR
de THICH NHAT HANH,
Editora Vozes, 1991.
19. Milagre é andar sobre a Terra.
Andar à vontade, com paz de espírito sobre a Terra, é um milagre maravilhoso. Muita gente acha que andar sobre as águas ou sobre o fogo é que é milagroso, mas eu acho que simplesmente andar sobre a Terra é um milagre. Neige Marchand, quando traduziu o meu livro Miracle of Mindfullnesse para o francês, usou o título Milagre é caminhar sobre a Terra. Gostei muito desse título.


Imagine que você e eu somos dois astronautas que, ao pousarmos na Lua, constatamos que nossa astronave se avariou, e não podemos mais retornar à Terra. Nossa provisão de oxigênio vai se esgotar antes que o controle central da Terra possa enviar outra astronave para nos resgatar. Sabemos que temos só dois dias de vida. O que pensaríamos nós, senão em voltar para o nosso querido planeta verde e nele caminhar lado a lado sem preocupações? Só quando nos confrontarmos com a morte é que tomamos consciência do valor dos nossos passos sobre o nosso verde planeta.


Imaginemos agora que somos esses dois astronautas que sobreviveram a essa experiência. Celebremos a felicidade e a alegria de termos tido a chance de pisar outra vez no nosso querido planeta. Manifestamos esse milagre a cada passo que damos. Flores de lótus brotam enquanto andamos.


Com esse entendimento, com esse pensamento meditativos, seus passos alcançarão a benção da paz, neste próprio planeta, e a Terra se apresentará aos seus olhos como algo milagroso.


Apóie um pé sobre o chão e esteja consciente de que ele está repousando sobre a Terra. Observe a grande esfera sob a qual ele se apóia. Observe como ela é maravilhosamente redonda. Olhe para baixo enquanto caminha, antevendo o espaço em que colocará o seu pé e, quando o fizer, sinta o seu pé, o chão e a conexão entre ambos. Pense em seu pé como um selo do imperador.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...