quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Meditação Andando, Parte 15 - Série Thich Nhat Hanh

MEDITAÇÃO ANDANDO
GUIA PARA A PAZ INTERIOR
de THICH NHAT HANH,
Editora Vozes, 1991.
 
15. Cadência.
Deixe-me falar um pouco mais sobre a arte de contar. Se você ajustar seus passos, a contagem se torna mais fácil. Sua respiração pode não ser suficientemente longa para cobrir 3 passos e só durar 2 passos e meio. Nesse caso, você tem que acelerar um pouco a forma a que seus 3 passos caibam dentro de uma respiração, ou então você tem que diminuir a velocidade de forma a que 2 passos caibam numa respiração. Agora, mantenha esta cadência enquanto conta e respira.

A expiração pode ser mais longa que a inspiração, especialmente para os que estão começando a praticar. Depois de um tempo de observação, você poderá determinar o ritmo natural de sua respiração em relação aos seus passos. Poderia ser, por exemplo, 3 passos/3 passos ou 2 passos/3 passos. No primeiro caso a inalação e exalação são iguais 3/3. No segundo, a inalação é mais curta do que a exalação 2/3.

Se você der 2 passos para inspirar e 3 para expirar, fixe em sua mente que 2/3 é seu padrão de respiração. Essa forma de respirar é confortável para seus pulmões e permite que você caminhe por longo tempo sem ficar cansado.

Quando você caminha por uma subida ou uma descida, sua respiração pode se tornar irregular. Procure, nesse caso, respeitar a necessidade de seus pulmões.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...