terça-feira, 30 de agosto de 2011

Caboclos Baianos


CABOCLOS BAIANOS

A Linha dos Baianos é formada por Espíritos alegres, brincalhões e descontraídos. Gostam muito de desmanchar demandas. São conselheiros e orientadores e gostam muito dos rituais em que trabalham, girando e dançando com passos próprios.

Bebem batida de coco, água de coco e trabalham com coco, pemba, ervas...

Durante as giras sempre dão demonstrações de intensa alegria, apresentando fortes traços regionais, usando chapéus de couro ou palha, lembrando os Cangaceiros. Com seu jeito valente, não levam desaforo para casa. Por outro lado, possuem também características de pacientes, e todos gostam de ouvir seus conselhos.

Costumam ser também carinhosos, e passam sempre segurança.Os Baianos que se apresentam na Umbanda com sua roupagem fluídica, muitos deles são Espíritos ligados ao Nordeste do nosso País, que viveram ou passaram parte de sua vida em Estados dessa região. Tiveram suas lições e aprenderam muito com os Mestres do Catimbó e da Pajelança, também foram antigos Pais e Mães de Santo. São os Espíritos responsáveis pela “esperteza” do homem em sua jornada terrena.

O Povo Baiano vem ao Terreiro para trazer seu Axé, sua Energia Positiva. A gira é sempre muito animada. São Entidades que tem muito a nos ensinar, sempre com uma resposta certeira e rápida para nossas questões. Com seus cocos, azeite de dendê e cantigas, realizam trabalhos em prol da evolução espiritual de todos.

No desenvolvimento de suas giras, os Baianos trazem como mensagem a forma e o saber lidar com as adversidades de nosso dia-a-dia, com a alegria, a flexibilidade, a magia e a brincadeira sadia.

Médiuns introspectivos, quando incorporados de seu Baiano ou Baiana acabam se libertando e demonstrando alegria e descontração. Outros, que já são descontraídos por sua própria natureza, aprendem a desenvolver com seus Baianos outras qualidades, como a força de viver diante dos problemas e situações cotidianas e o amparo ao próximo, transformando a tristeza em alegria e esperança. O que se pode dizer é que estamos sempre aprendendo com os Baianos.

As Linhas de Baianos, assim como as de Boiadeiros são oriundas de manifestações de regiões brasileiras dentro da Linha de Caboclos.

Salve os Baianos!!!

“ELE É BAIANO
ELE ARREBENTA A SAPUCAIA
Ê MEU PAI,
ELE ARREBENTA SAPUCAIA
ELE É DA BAHIA
ESSE BAIANO VALE OURO
ELE É DA BAHIA
SALVE O SEU CHAPÉU DE COURO”
 
Fonte:
TEMPLO ESPIRITUALISTA DO CRUZEIRO DA LUZ
CABANA DO CABOCLO ROMPE MATO
Av. do Cursino, 3166 – Vl. Moraes/Saúde
São Paulo – SP   
Telefone: (11) 8555-8980
WWW.cabanarompemato.net

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...