quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Psiquiatria - TRanse e Possessão - Parte 9


Sugestão, Auto-Sugestão

Consideramos acima a possibilidade da pessoa com sintomas de transe e possessão ser portadora de um quadro de Delírio (menor porcentagem) e, não sendo isso, de ser ainda portadora de uma Idéia Deliróide (bem mais freqüente). Entretanto, para a grande maioria dos casos em nosso meio, não há nenhuma grave patologia psiquiátrica capaz de produzir delírios, nem um transtorno emocional sério o suficiente para Idéias Deliróides.

Para a maioria das pessoas com sintomas de transe e possessão temos que pensar nos casos de sugestão, auto-sugestão e crença exagerada (patológica?), que são fenômenos observados nas influências espirituais teatrais dos cultos e religiões.

A pessoa que vivencia uma realidade diferente e estimulada por outra pessoa está sendo sugestionada ou influenciada e, em termos gerais, todos nós somos sugestionáveis em algum grau. Isso equivale a dizer que o ser humano é, essencialmente, um imitador.

A força de persuasão da moda, por exemplo, é incontestável, e a própria propaganda e marketing só se viabilizam tomando por base a sugestionabilidade humana.

Mas a sugestão não tem nada a ver com o Delírio e com as Idéias Deliróides. Nessas duas situações patológicas a liberdade de deixar de lado o Pensamento Mágico e reassumir o Pensamento Lógico deixa de ser determinado pela vontade. Na sugestão, por sua vez, dependendo de sua força e penetrância, com maior ou menor facilidade será possível a abandonar esse tipo de pensamento mágico e voltar à realidade.

Pessoas podem causar sugestões em outras, assim como ambientes também podem influir. Vejamos, por exemplo, as influências sugestivas do ambiente hospitalar, carnavalesco, militar, musical e, evidentemente, religioso.

Assim como as forças sugestivas têm vários graus de penetrância, indo da simples propaganda à lavagem cerebral, as pessoas também possuem graus variados de sugestionabilidade, desde o normal até o altamente sugestionável, esse último representado pelas personalidades histéricas ou histriônicas.

O sucesso da sugestão está no fato de se tratar de um apelo dirigido ao sentimento e às emoções, mais do que à razão. E a sugestão será tão mais forte quanto mais atender às necessidades emocionais. Mas, seja qual for o grau de sugestionabilidade ou de influência, como não se trata de Delírio nem de Idéia Deliróide, será mais possível reassumir o Pensamento Realístico através da vontade.

Não podemos aceitar, com naturalidade, a afirmativa “não consigo” por parte do paciente. Diante disso temos duas opções: ou, de fato, ele não consegue deixar os Pensamentos Mágicos voluntariamente, por se tratar de um Delírio ou Idéia Deliróide e não mais uma sugestão e, neste caso deverá ter, obrigatoriamente, outros dados clínicos de alguma patologia ou será uma sugestão, de fato, e a pessoa conseguirá sim se desvencilhar dos Pensamentos Mágicos, independente de afirmar que não consegue.

A Auto-Sugestão é a mesma coisa que a Sugestão, porém, tendo como mola propulsora os elementos psíquicos internos, motivados por valores culturais somados às necessidades emocionais, e não apenas elementos externos, sugeridos por outras pessoas.

Casos de sugestão e auto-sugestão podem ser representados por pessoas que perdem o sossego porque viram vultos no quarto, que ficam apavoradas com o aparecimento de feitiço na frente da casa, que sentem calafrios e perturbações depois de visitarem um terreiro de umbanda. Outras vezes, são pessoas que se julgam muito doentes e que melhoraram sensivelmente quando o último exame médico apresentou resultado negativo, pessoas que se curam depois de benzimentos e simpatias, e assim por diante.

(Continua...)

para referir:
Ballone GJ, Ortolani, IV  - Transe e Possessão - in. PsiqWeb, Internet, disponível em www.psiqweb.med.br, revisto em 2005.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...