quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Meditação Andando, Parte 8 - Série Thich Nhat Hanh


MEDITAÇÃO ANDANDO
GUIA PARA A PAZ INTERIOR
de THICH NHAT HANH,
Editora Vozes, 1991.
 
8. O selo do imperador.
Para você praticar a meditação andando, escolha um caminho agradável num parque, numa floresta, ou à beira de um rio, ou mesmo no último patamar de um edifício. Esses lugares sao os melhores, mas não são essenciais. Sei de gente que pratica meditação andando em campos de trabalho forçado e até mesmo em minúsculas celas de prisão.

Procure de preferência um caminho que não seja muito íngreme ou muito acidentado. Procure acalmar-se e concentrar-se nos seus passos. Esteja consciênte de cada movimento. Siga em frente com dignidade, calma e conforto. Imrpima conscientemente no chão a marca dos seus passos. Caminhe como Buda caminharia. Imprima a marca do seu passo sobre a terra da mesma forma que um imperador imprimiria o selo num decreto real.

Um decreto real pode trazer felicidade ou desgraça ao povo. Pode espalhar benefícios sobre ele ou pode arruinar-lhe a vida. O mesmo se dá com seus passos. Se eles forem de paz, o mundo terá paz. E Se você for capaz de dar um passo assim, você será capaz de dar dois, você poderá dar 108* passos cheios de paz.

* 108 é o número das ignorâncias mais comuns do homem. É eliminando essas ignorâncias que o homem poderá aringir a Luz. Por isso, os rosários budistas possuem 108 contas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...