quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Psiquiatria - Transe e Possessão - Parte 13

Arte de Marcos Guilherme - http://www.artefiguras.com.br/

Deus, Diabo, Cultura e Religião

O Pentecostalismo (de pentecostes) surge em 1906 no interior das igrejas reformadas dos EUA e difunde-se rapidamente pelos países do Terceiro Mundo. Os primeiros missionários do pentecostalismo chegam ao Brasil em 1910 e rapidamente conquistam grande número de fiéis.

O Pentecostalismo é um movimento religioso que tem a convicção de que os dons milagrosos ou os sinais que Deus deu aos apóstolos e às igrejas primitivas ainda estão disponíveis, podendo ser exercitados pelos cristãos hoje, portanto, o Pentecostalismo reivindica que Deus dá dons milagrosos para as pessoas.

A idéia se baseia no Evangelho de São Marcos (16:17-18 e I Corintos 12:8-11):

“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.”

“Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé, e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só é o mesmo Espírito que opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.”

Na igreja católica o Pentecostalismo às vezes é chamado de movimento carismático, devido ao fato de dar ênfase à suposta continuação do charismata milagroso ou dons.
Haveria dois tipos de dons, mencionados no Novo Testamento: há os dons chamados ordinários e os dons extraordinários.

Os dons chamados ordinários levam esse nome porque Deus, ordinariamente, os dá às pessoas em todos os tempos, tais como a fé, a esperança e a caridade. Os dons extraordinários são assim chamados porque não são dados ordinariamente. Estes dons extraordinários são sobrenaturais e permitem às pessoas que os possuem executar ações sobrenaturais.

Normalmente, quando os Pentecostais falam de dons ou charismata, eles se referem aos dons extraordinários da cura, dos milagres, de falar línguas estranhas, revelações diretas de Deus, expulsão de demônios e até mesmo pegar em serpentes e beber veneno e outras peripécias.Para os Pentecostais, a expressão Batismo com o Espírito Santo é um evento diferente do batismo da igreja, o qual objetiva a graça da salvação e perdão do pecado original. Para eles, o Batismo com Espírito Santo seria o exercício de um ou mais dons extraordinários, falar em línguas estranhas, etc. O nome Pentecostal deriva, justamente, da crença de que podem ser repetidos os milagres do Pentecostes, especialmente, o de falar em línguas estranhas (Fonte: Estudos Bíblicos de Autores Batistas)

As igrejas pentecostais são as que mais crescem na América Latina, dando ênfase à pregação do Evangelho, às orações coletivas, feitas em voz alta por todos os fiéis; aos rituais de exorcismos e de curas, realizados em grandes concentrações públicas. Uma das seitas pentecostais mais difundidas no Brasil é a Igreja Universal do Reino de Deus .

Uma porcentagem de 13 a 15% da população brasileira se considera "evangélica", uma categoria que engloba todas as religiões protestantes e, destes, 70% são Pentecostais. Os evangélicos pentecostais no Brasil estão distribuídos pelas seguintes religiões:

        Assembléia de Deus
        Congregação Cristã no Brasil
        Exército de Salvação
        Igreja Batista Aliança
        Igreja Batista Independente
        Igreja Cristocêntrica - Casa de Oração
        Igreja do Evangelho Quadrangular
        Igreja Metodista Wesleyana
        Igreja Pentecostal Brasil para Cristo
        Igreja Pentecostal Deus é Amor
        Igreja Sara Nossa Terra
        Igreja Universal do Reino de Deus

A Igreja Católica, por sua vez, mantém uma posição ambígua nestas frentes demoníacas: após o Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI eliminou a figura do exorcista, que foi recuperada, no entanto, por João Paulo II.

Cada diocese deve dispor de um, ainda que nem todas o tenham embora os casos de possessão estejam aumentando devido ao auge do esoterismo. Aliás, vejamos as definições de esotérico e exotérico.

Esoterismo- S. m. 1. Filos. Doutrina ou atitude de espírito que preconiza que o ensinamento da verdade (científica, filosófica ou religiosa) deve reservar-se a número restrito de iniciados escolhidos por sua inteligência ou valor moral. 2. Designação que abrange um complexo conjunto de doutrinas práticas e ensinamentos de teor religioso e espiritualista, em que se confundem influências de religiões orientais e ciências ocultas, associadas a técnicas terapêuticas, e que, supostamente, mobilizam energias não integrantes da ciência e que visam a iniciar o indivíduo nos caminhos do autoconhecimento, da paz espiritual, da sabedoria, da saúde, da imortalidade, etc.

Exotérico- Adj. Filos. 1. Diz-se de ensinamento que, em escolas da Antiguidade grega, era transmitido ao público sem restrição, dado o interesse generalizado que suscitava e a forma acessível em que podia ser exposto, por se tratar de ensinamento dialético, provável, verossímil.

Em alguns movimentos dentro da Igreja Católica o exorcismo é uma prática constante e habitual, como é o caso do Movimento Carismático. Mas, tanto os segmentos mais tradicionais da Igreja Católica, como da Igreja Anglicana, manifestam temores de que exorcismos levados a cabo por fanáticos evangélicos possam chegar a causar problemas sérios a pessoas indefesas.

No pentecostalismo se exercem práticas de exorcismo, que é libertar a pessoa da possessão por demônios (pessoa endemoninhada, não é certo dizer endemoniada), pois o demônio está presente em todos esses cultos pentecostais e seus rituais de exorcismo consistem em receber o Espírito Santo e expulsar os demônios.

Há muitos grupos de tonalidade espiritualista no Brasil, assim como o batuque, xangô, kadercismo, umbanda, candomblé. Alguns preferem ser considerados seitas, outros preferem ser tidos por religiões, o certo é que todos se baseiam na comum teoria da espiritualidade.

Embora as tendências dessas seitas e religiões sejam de contraporem-se umas às outras, muito existe de comum entre elas. As crenças da influência do demônio e dos espíritos se baseiam em 3 conceitos principais:

        1. o ser humano tem um outro corpo além do material; o corpo espiritual;
        2. espíritos desencarnados estão em constante contato com o mundo físico;
        3. os humanos podem aprender a incorporar espíritos.

A Umbanda foi, sem dúvida, a primeira religião espiritualista desenvolvida no sul do Brasil, ao longo do processo de industrialização e apresenta um sincretismo de elementos do candomblé afro-brasileiro, da macumba, kardecismo e catolicismo. Na umbanda o consulente tem a oportunidade de entrar em contato com espíritos através da incorporação dos mesmos no médium.

O caldo cultural, entretanto, dentro do qual vive nosso sistema tende a legitimar como real a existência dos demônios, os quais agem neste mundo, possuem pessoas, interferem na felicidade e bem estar de qualquer um e se passam por muitas formas que assumem.

Para se ter uma idéia da força do demônio em nossa cultura, buscando-se pela palavra “satanismo” na Internet através dos mecanismos de busca, constatamos existirem mais de 14.800 páginas em português e mais de 94.000 em inglês (satanism, pesquisado por Busca-UOL em abril de 2002).

(Continua...)

para referir:
Ballone GJ, Ortolani, IV  - Transe e Possessão - in. PsiqWeb, Internet, disponível em www.psiqweb.med.br, revisto em 2005.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...