quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Meditação Andando, Parte 7 - Série Thich Nhat Hanh


MEDITAÇÃO ANDANDO
GUIA PARA A PAZ INTERIOR
de THICH NHAT HANH,
Editora Vozes, 1991.
 
7. Este mundo contém todas as maravilhas da Terra Pura.
Para ter paz, alegria e liberdade interior você precisa aprender a se livrar dos elementos geradores da infelicidade, que são as mágoas e as preocupações.

Antes de tudo, note que este mundo contém todas as maravilhas que você espera encontrar na Terra de Buda. É apenas o véu das mágoas e preocupações que nos impede enxergar essas maravilhas.

Eu sempre acho que gosto mais deste mundo do que gostaria da Terra Pura, porque aprecio o que o mundo oferece: limoeiros, laranjeiras, bananeiras, pinheiros e salgueiros.

Alguns dizem que na Terra Pura existe uma porção de lagos cobertos de flores de lótus, árvores de sete-jóias, estradas pavimentadas de ouro, e que há pássaros celestiais exóticos. Não creio que eu gostaria muito disso. Prefiro não andar em estradas pavimentadas de outro ou prata. Nem mesmo usaria estradas que fossem calçadas de mármore, nesta terra. Estradas de chão batido, ladeadas de prados verdes de ambos os lados, são as minhas favoritas. Adoro pedrinhas e folhas cobrindo o chão. Adoro bosques, regatos, bambuzais e canoas.

Quando era noviço eu disse ao meu mestre: "Se a Terra Pura não tiver limoeiro, eu não quero ir". Ele sacudiu a cabeça e sorriu. Talvez tenha pensado que eu era um jovem teimoso. Contudo, não disse se eu estava errado ou certo. Bem mais tarde, quando entendi que tanto este mundo, quanto a Terra Pura vêm da mente, fiquei muito satisfeito. Fiquei contente em saber que havia também limoeiros e laranjeiras na Terra Pura, com estradas de chão batido e capim verde nas margens.

Aprendi que se eu mantivesse os olhos abertos com atenção e desse meus passos à vontade, eu poderia encontrar minha Terra Pura. Por isso, não deixo passar um dia sem praticar meditação andando.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...